25/07/2022

Avião ¨baleia¨ pousa em Fortaleza em 1ª viagem à América Latina e atrai curiosos Avião ¨baleia¨ pousa em Fortaleza em 1ª viagem à América Latina e atrai curiosos





O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião “baleia”, chegou em Fortaleza em seu primeiro pouso na América Latina. A aeronave pousou por volta das 15h25 deste domingo (24), no Aeroporto da capital cearense.

Um grande número de curiosos compareceu à área de observação próxima ao terminal de cargas do aeroporto para testemunhar a chegada da aeronave. Uma escada utilizada para facilitar a visão de algumas pessoas despedaçou-se, mas não houve feridos.

O avião é conhecido pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca.

Visto de perto

A passagem inédita da aeronave despertou o interesse de várias pessoas que compareceram a uma área próximo à pista de carga do aeroporto.

Detalhes da aeronave

Conforme o site da Airbus, a aeronave tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. A aeronave tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.

O destino da aeronave é o Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas/SP), para onde transporta um helicóptero ACH160.

Redação com Agências / Imagem: Captura de área de observação aeroporto