24/07/2022

PARAÍBA. Caravana Agosto das Letras dá início à programação 2.022 em Pilar PARAÍBA. Caravana Agosto das Letras dá início à programação 2.022 em Pilar





Começa nesta segunda-feira (25), no município de Pilar, a programação da Caravana Agosto das Letras 2.022 - Homenagem a Chica Barrosa. O projeto, promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), deve passar ainda - até o dia 5 de agosto - pelas cidades de Cabaceiras, Taperoá, Sumé, Teixeira e Coremas, sempre levando atividades culturais gratuitas, selecionadas via edital público.

Em Pilar, a programação ocorre a partir das 10h, na Praça João José Maroja, antigo Clube da cidade. Na terra natal do escritor José Lins do Rêgo, o público poderá apreciar contação de história ‘A lagoa encantada’, com o grupo Castelo de História. Às 14h15 acontece o sarau literário ‘José Augusto de Brito’, com Evânio Teixeira da Silva. Em seguida, às 15h, o lançamento de diversas obras literárias e um sarau, onde também será apresentado o cordel ‘Nenhuma mulher merece ter seu direito negado’, do Coletivo Marias da Poesia. Às 16h30, na praça central, acontece o show musical com Felipe Ramos. Às 18h, encerrando a programação na cidade, o Cineclube Zé Ribeiro apresenta o filme ‘Menino de Engenho’, dirigido por Walter Lima Jr. e inspirado na obra homônima de Zé Lins. 

Na terça-feira (26), a caravana segue para a cidade de Cabaceiras, conhecida como a ‘Roliúde Nordestina’. Já na quarta-feira (27), a programação do Agosto das Letras ‘aporta’ em Taperoá. Nos dias 2 e 3 de agosto, será a vez do púbico de Sumé prestigiar as ações da Funesc. Já em Teixeira, o Agosto das Letras acontece nos dia 3 e 4 de agosto. A caravana 2.022 se encerra no dia 5 de agosto, na cidade de Coremas. 

Agosto das Leras 2.022 

Esta é a primeira vez que a programação do Agosto das Letras percorre as cidades do interior paraibano. Nos anos anteriores, o evento acontecia no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em paralelo à programação do ‘Quadrinhos Intuados’, que reunia artistas nordestinos e estudiosos do cenário das HQ.

Chica Barrosa 

A Caravana Literária Agosto das Letras 2.022 homenageia a repentista Chica Barrosa, conhecida como A Rainha Negra do Repente. A cantora e violeira semi-analfabeta era filha de João Francisco dos Santos e Josefa da Conceição Silva, escravos alforriados. Morreu assassinada na cidade de Pombal após uma discussão por causa de um relacionamento amoroso. O seu embate mais célebre foi com o fazendeiro cearense Manuel Martins de Oliveira, conhecido como Neco Martins, de São Gonçalo do Amarante. Embora vencida, improvisou magnificamente, deixando forte impressão entre os cantadores. Seu nome foi imortalizado nos sertões da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Imagem: reprodução Youtube