23/07/2022

LOUCURAS DA POLÍTICA. Renan Calheiros diz que vai à justiça pedir para adiar a convenção que homologaria candidatura de Simone Tebet LOUCURAS DA POLÍTICA. Renan Calheiros diz que vai à justiça pedir para adiar a convenção que homologaria candidatura de Simone Tebet





A ala lulista do MDB decidiu que vai à Justiça pedir o adiamento da convenção do partido que oficializaria a candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República, e está marcada para o dia 27 de julho de forma virtual. O senador Renan Calheiros diz que o grupo pedirá, na segunda-feira, que a convenção ocorra em 5 de agosto, último dia possível, para que o partido tenha mais tempo para discutir a viabilidade da candidatura própria.

— Já está decidido, já está tudo pronto, mas não falaremos nada além da decisão (de acionar a justiça). Vamos pedir para adiar (a convenção) para o último dia — afirmou ao jornal O Globo, sem detalhar como será o processo para não expor a estratégia do grupo.

Segundo Calheiros, havia um compromisso do presidente nacional do partido, o deputado Baleia Rossi, de fazer uma reunião em junho para avaliar a competitividade da candidatura própria, o que não ocorreu. O objetivo inicial da ação é forçar o adiamento para que haja tempo dessa discussão ser feita.

O temor desse grupo é de que a estratégia acabe por diminuir a representatividade da sigla no Congresso:

— O MDB na eleição passada teve um candidato com desempenho semelhante e isso implicou em um custo muito alto, na redução pela metade da bancada da Câmara e do Senado.

Na última eleição, o partido minguou no Congresso. Na Câmara, o MDB encolheu de 65 deputados eleitos em 2014 para 34 eleitos em 2018 — neste momento, a bancada tem 37 deputados. No Senado, dos 19 parlamentares em 2015, o MDB passou a 12.

A investida da ala lulista do partido para o adiamento da convenção está em curso, mas vem sendo rechaçada por Baleia Rossi. Ele conta com apoio dos correligionários bolsonaristas para emplacar a candidatura própria.

Redação com jornal O Globo / Foto: Agência Senado