16/07/2022

Familiares homenageiam doadora de órgãos e emocionam profissionais do Hospital de Trauma de Campina Grande Familiares homenageiam doadora de órgãos e emocionam profissionais do Hospital de Trauma de Campina Grande





Uma doação de órgãos registrada no final da manhã desta sexta-feira (15), no Hospital de Trauma de Campina Grande, emocionou os profissionais da unidade que participaram do ‘Cortejo da Vida’. Ao ser levada da UTI, onde estava internada, para o centro cirúrgico, a doadora, uma mulher de 52 anos, vítima de um AVC hemorrágico, foi acompanhada por familiares e amigos que cantaram louvores durante o trajeto. 

O coro foi acompanhado pelos trabalhadores que pararam o trabalho por um minuto em respeito ao gesto. Antes de entrar no bloco para a cirurgia de retirada dos órgãos, os aplausos ecoaram pelo hospital emocionando a quem estava presente.

“Ela vai continuar aqui na Terra abençoando vidas com os órgãos que vão ser doados, e isso pra mim é o mais importante,” enfatizou o marido da doadora, Luciano Alves dos Santos. Em forma de gratidão, a equipe da Central de Transplantes também entregou uma carta de agradecimento aos familiares e a ‘plantinha da vida’.

“A gente se emociona porque compreendemos o momento de dor que a família está passando em perder alguém que amava, e ao mesmo tempo somos muito gratos pelo gesto tão nobre e humano de pensar em salvar vidas através da doação de órgãos,” destacou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias.

O fígado doado foi implantado em um paraibano de 21 anos, e as córneas foram encaminhadas para análise no Banco de Olhos. 

Essa foi a oitava doação registrada em 2022 no Hospital de Trauma de Campina Grande. Este ano na Paraíba já foram feitos 163 transplantes e 472 pessoas ainda aguardam na fila de espera por um órgão ou tecido.