30/06/2022

Programa Opera Paraíba leva mutirão de 300 cirurgias de catarata para o Hospital Geral de Queimadas Programa Opera Paraíba leva mutirão de 300 cirurgias de catarata para o Hospital Geral de Queimadas





O programa Opera Paraíba, do Governo do Estado, deu início, nesta quarta-feira (29), a um mutirão de catarata, durante o qual vão ser realizadas 300 cirurgias. Os procedimentos estão acontecendo no Hospital Geral de Queimadas e vão atender a população da cidade e mais 13 municípios da região. 

A ação se estende até amanhã, 1º de julho, sendo realizadas 100 cirurgias por dia. Antes da realização das intervenções, cada paciente passou por uma consulta de triagem, com o médico especialista, para avaliação, verificação dos exames pré-operatórios e agendamento do dia e horário do procedimento. 

Após a cirurgia, os pacientes recebem instruções sobre o pós-operatório e marcam o dia do retorno. Em 2.022, o programa Opera Paraíba já registrou a realização de mais de 3 mil cirurgias de catarata em todo o estado. 

“Através desse mutirão, muitas pessoas vão ter a oportunidade de voltar a enxergar e retomar as atividades simples do dia a dia, que já não conseguiam fazer porque não estavam vendo bem. Isso é muito gratificante para todos nós que fazemos parte da equipe, saber que estamos fazendo a diferença na vida de tanta gente,” pontuou o diretor do hospital, Flávio Daniel. 

O Opera Paraíba foi criado em 2.019 para zerar a fila de cirurgias eletivas, que naquele momento possuía 12 mil pessoas. Até agora, já foram realizados 24 mil procedimentos, sendo cerca de 10 mil só em 2.022. 

SECOM-PB