30/06/2022

MEMÓRIA DO RÁDIO PARAIBANO. Gol de Jorginho contra a Alemanha em amistoso 1.992 MEMÓRIA DO RÁDIO PARAIBANO. Gol de Jorginho contra a Alemanha em amistoso 1.992





A seleção brasileira havia jogado no estádio O Amigão em Campina Grande em 25 de Novembro de 1.992 contra o Uruguai, quando perdeu por 2 X 1

Ronaldo Cunha Lima era o governador da Paraíba, e a vinda da seleção nacional a Campina Grande tinha sido um presente do poeta à população campinense.

O jogo seguinte estava marcado para o estádio Beira Rio em Porto Alegre contra a Alemanha no dia 17 de Dezembro.

Falei com o governador para autorizar a emissão de passagens aéreas para que eu e Humberto de Campos pudéssemos viajar à capital gaúcha com o objetivo de transmitir o jogo Brasil X Alemanha pela Rádio Borborema ( onde eu e Humberto trabalhávamos ) e também pela Rádio Tabajara, emissora oficial do governo do estado.

Ronaldo autorizou, e o secretário de educação, professor Sebastião Vieira cuidou da ligística. Viagem programada, e seguimos eu, Humberto e o meu irmão, João Bosco, para os pampas.

Chegamos uns três dias antes da partida, a tempo de girar pela serra gaúcha visitando Igrejinha, Gramado e Canela, num Volkswagen passat emprestado pelo Sr. Araújo, um fabricante de solados para calçados que a nossa empresa representava na região Nordeste.

Dia do jogo, e lá fomos nós logo pela manhã, cuidar do credenciamento para acesso ao estádio. 20 graus de temperatura, vento frio a soprar, num clima bem diferente do que estávamos acostumados.

Como o pessoal do hotel Savoy na Avenida Borges de Medeiros, informou que não era tão longe, resolvemos ir à pé. Crachás prontos, e retornamos ao hotel achando  aquele "ventinho" gelado uma maravilha.

Não sabíamos que o tal ventinho ia ressecar a pele do rosto, deixando as nossas "caras" como verdadeiras folhas secas, o que só percebemos no espelho do apartamento. Foi estranho, mas foi uma experiência que nunca havíamos experimentado.

Amistoso é amistoso, mas mesmo assim o gigante da Beira Rio recebeu um grande público, visto que a colônia alemã é enorme na região sul do Brasil. E nós contamos a história do jogo para toda a Paraíba.

Amistoso entre Brasil X Alemanha no estádio Beira Rio em Porto Alegre no dia 17 / DEZ / 1.992- Resultado: Brasil 3 X 1  Veja o último gol da seleção brasileira marcado pelo lateral Jorginho, com a narração de Paulo Roberto para as Rádios Borborema e Tabajara


Da redação / Texto: Paulo Roberto  / Imagens: Captura Redes Sociais