29/06/2022

Autores de atentados na França em 2.015 terão sentenças divulgadas nesta quarta-feira Autores de atentados na França em 2.015 terão sentenças divulgadas nesta quarta-feira





Após mais de nove meses de julgamento, os 20 réus por envolvimento nos atentados terroristas que mataram 130 pessoas em novembro de 2015 em Paris e Saint-Denis, na França, terão suas sentenças pronunciadas nesta quarta-feira, no tribunal especial da capital francesa. 

Um dos principais acusados pelas mortes no Stade de France, em bares da capital e na casa de espetáculos Bataclan, é o francês de origem marroquina Salah Abdeslam, de 32 anos, que pediu desculpas pelo crime no tribunal. O Ministério Público francês pede prisão perpétua para ele.

Desde segunda-feira, os cinco magistrados que compõem o tribunal e seus quatro suplentes estão confinados, sem possibilidade de saída, em um espaço "seguro" na região metropolitana de Paris. O local exato não foi divulgado, por motivo de segurança. Durante a sessão à portas fechadas, os juízes vão decidir as penas dos 14 réus presentes e dos outros seis que são julgados à revelia.

Abdeslam diz que realizou os ataques para forçar o fim das incursões militares da França no Iraque e na Síria. Na sexta-feira, durante as alegações finais, os advogados dele afirmaram que a prisão perpétua seria "uma pena de morte social" e uma sentença "excessiva". 

Eles destacaram que Abdeslam desistiu de explodir uma bomba presa ao seu corpo na noite de terror. Os investigadores apontam, porém, que o colete explosivo não funcionou e ele fugiu da capital francesa horas após o ataque.

Redação com sistema Globo / ilustração: Reprodução Rede Bandeirantes