03/06/2022

Prefeitura de Campina Grande realiza curso de Bombeiro Mirim em parceria com o Corpo de Bombeiros Prefeitura de Campina Grande realiza curso de Bombeiro Mirim em parceria com o Corpo de Bombeiros





Crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), polo Bodocongó e Casas de Acolhimento Institucional da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participaram nesta quinta-feira, 02, de uma aula inaugural para o Curso de Bombeiro Mirim, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraiba.

O lançamento do projeto foi realizado no Auditório do Sesc Açude Velho e, além das crianças, reuniu o corpo docente do Projeto, coordenadores e equipe multidisciplinar das Unidades da Semas, e familiares das crianças acolhidas. O curso com duração de seis meses e início ainda este mês, tornará os participantes graduados em “Bombeiro Mirim”.

Ao todo, foram ofertadas 40 vagas para crianças e adolescentes, que foram divididas em duas turmas de 20 alunos, nos turnos manhã e tarde. As aulas serão realizadas na sede do Corpo de Bombeiros, no São José. O curso tem como objetivo principal ensinar às crianças e adolescentes noções de primeiros socorros, como se proteger em situações emergenciais, e possui cinco módulos, sendo: Proteção Contra Incêndios, Acidentes Domésticos, Primeiros Socorros, Trânsito e Defesa Civil.

Além disso, o projeto que é realizado em todo o Brasil e que teve início na Paraíba em 2010, em João Pessoa, pretende desenvolver momentos socioeducativos e de ensino aos alunos, que deverão conhecer a rotina de um Bombeiro Militar, sendo capazes de aprender a disciplina, hierarquia, o respeito e a valorização dos símbolos nacionais, baseando-se na organização militar.

De acordo com o coordenador geral do Curso, Capitão Eliude, realizar o projeto é um desafio. “O bombeiro está acostumado com uma rotina que envolve atividades de alta complexidade e treinamento. Só que a formação nos exige um nível de empatia além do que o profissional já tem. O pelotão do Bombeiro Mirim também participa do desfile cívico realizado no feriado de 7 de setembro e participa de passeios educativos a museus”, destacou o coordenador.

O secretário da Semas, Valker Neves, participou da solenidade e falou da importância desse momento para as crianças, que precisam de uma referência para inspiração. “O Corpo de Bombeiros faz parte da história. Eu não tenho a menor dúvida, que os bombeiros são um grande modelo para elas nessa fase da vida”, afirmou o secretário.

Uelma Alexandre, diretora de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade da Semas, que também estava no evento, enalteceu a iniciativa. “Esse é um momento importante para a Secretaria porque pela primeira vez crianças e adolescentes em acolhimento institucional e do SCFV foram contempladas com o curso, que é aberto para a comunidade e, em outros momentos, também contemplou crianças das escolas municipais”, destacou.

Na ocasião, as crianças e adolescentes participaram de dinâmicas e receberam um manual que será utilizado no decorrer do curso. A importância dos estudos para a formação militar, que requer uma rotina de muita disciplina, foi amplamente discutida.

Luciana Maria, mãe de Luciele de 11 anos, que é atendida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, participou da aula inaugural e considerou um momento muito importante na vida da filha. “Eu agradeço muito pela oportunidade que eu não tive e minha filha está tendo, quero que ela participe de todos os eventos”, disse orgulhosa, Luciana Maria.

Codecom-PMCG