28/05/2022

Enterro do ex-senador Ivandro Cunha Lima será no final da tarde deste sábado Enterro do ex-senador Ivandro Cunha Lima será no final da tarde deste sábado





O sepultamento do ex-senador Ivandro Cunha Lima será às 17 horas deste sábado, no cemitério Campo Santo Parque da Paz, nas proximidades do aeroporto João Suassuna em Campina Grande.

Ivandro morreu na manhã de hoje(28) em sua residência às margens do açude velho, área central da cidade, aos 92 anos, completados essa semana.

Ivandro Cunha Lima era avô do atual prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), e o tratava como um filho.

Em publicação nas redes sociais, o governador João Azevêdo (PSB) lamentou a morte de Ivandro e decretou luto oficial de três dias na Paraíba.

“A Paraíba perde um grande homem, que deixa um legado construído ao longo dos seus 92 anos”, disse Azevêdo.

Biografia

Ivandro começou atuando na política estudantil, tendo sido presidente do Centro Estudantal Campinense. Em 1974 foi eleito suplente de senador juntamente com Rui Carneiro, assumindo o mandato em 1977 por decorrência da morte do titular.

Em 1978, com a entrada dos Senadores Biônicos no Senado Federal, Ivandro chegou a ser eleito 4º Secretário da Casa, declinando à indicação por reverência aos planos traçados pelo MDB, que foi contra a participação dos biônicos na Mesa Diretora do referente biênio.

Em 1982, quando terminou seu mandato de Senador, Ivandro iniciou sua campanha para a Câmara Federal, desistindo durante a campanha por motivos de saúde.

Em 1994, Ivandro é candidato pelo PMDB, elegendo-se, desta vez com 53.747 votos ou 5,62%.

No ano de 1.998, após desentendimentos dentro do PMDB- Ivandro decide deixar os palanques, principalmente após o episódio do Clube Campestre, quando houve o rompimento entre Ronaldo Cunha Lima, seu irmão, e o então governador José Maranhão, de quem era amigo.


Ivandro nutria uma grande amizade com José Maranhão

Três anos após deixar o Congresso Nacional, Ivandro foi homenageado pelo Senado com a inauguração do Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, no dia 13 de Março de 2.001.

Em 2.002, o seu sobrinho Cássio Cunha Lima ao ser  eleito Governador da Paraíba, convidou Ivandro para chefiar o  Gabinete Civil do Governador, onde permaneceu por mais de 3 anos.


Ivandro Com Cícero Lucena e o irmão Ronaldo Cunha Lima

Em 2.010 Ivandro foi  eleito 2º suplente de senador de seu sobrinho Cássio Cunha Lima.

Redação com informações da família / Fotos: reprodução Redes Sociais