24/05/2022

Caio Paes de Andrade é o indicado para presidir a Petrobras Caio Paes de Andrade é o indicado para presidir a Petrobras





O novo presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, é homem de confiança do ministro da Economia, Paulo Guedes, e assume a presidência da estatal após a troca no comando do Ministério de Minas e Energia, que agora tem Adolfo Sachsida à frente e com carta branca do presidente Jair Bolsonaro.

Ele será o quarto executivo a comandar a estatal em menos de quatro anos do governo Bolsonaro, que, incomodado com o impacto dos preços dos combustíveis na composição da inflação, troca o comando da estatal pela terceira vez.

Além de ser um homem da confiança de Guedes, que já tinha tentado emplacar seu nome para o comando da estatal antes, Paes de Andrade também é do círculo mais próximo a Sachsida. Os dois trabalharam juntos no Ministério da Economia.

Essa é mais uma vantagem de Paes de Andrade em relação a José Mauro Coelho, seu antecessor: apesar de ter atuado no Ministério de Minas e Energia durante um período no qual Sachsida estava na Economia, eles não tinham proximidade.

Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

No Ministério da Economia, atuava como secretário de desburocratização, onde tocou pautas como a reforma administrativa, que empacou no Congresso. Inexperiente no setor de energia, seu nome ganhou impulso pelo trabalho feito na implementação da plataforma gov.br, considerada uma revolução digital.

O Ministério de Minas e Energia (MME) diz que o novo presidente da Petrobras reúne as qualificações necessárias para liderar a empresa neste momento.

Redação com jornal O Globo / Imagem: Reprodução Tv Brasil