21/05/2022

Presidente do Partido Liberal acha que a eleição presidencial pode ser decidida no primeiro turno Presidente do Partido Liberal acha que a eleição presidencial pode ser decidida no primeiro turno





O presidente nacional do PL e um dos coordenadores da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), Valdemar da Costa Neto, disse na sexta-feira (20) durante almoço com empresários do grupo Esfera Brasil que a eleição presidencial deste ano pode acabar já no primeiro turno. Segundo relatos feitos à CNN por participantes do almoço, Valdemar declarou que o esvaziamento da terceira via poderá acarretar em um cenário de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou de Bolsonaro já no primeiro turno.

Ainda segundo fontes que estiveram no encontro, Valdemar disse acreditar na reeleição do presidente e que a vantagem do petista sobre Bolsonaro deverá diminuir a partir de julho devido a 40 inserções partidárias do PL que irão ao ar no rádio e na TV já em junho. Mas colocou a inflação como grande dificuldade para Bolsonaro na disputa deste ano.

Valdemar disse ainda que ideia central das inserções será promover realizações do governo Bolsonaro. Chegou a mencionar uma delas, o Pix, sistema de transferência bancária de recursos direto entre as pessoas. Para ele, ninguém sabe o que Bolsonaro fez e as inserções terão essa função, a ser complementada pelo horário eleitoral gratuito a partir de agosto.

O presidente do PL declarou também que o partido já mantém conversas com empresas para fiscalizar a eleição deste ano, conforme desejo do próprio Bolsonaro.

Valdemar mencionou ainda a situação de desvantagem de Bolsonaro no Nordeste, mas afirmou estar otimista principalmente com São Paulo e Rio de Janeiro. Declarou também que em Minas Gerais o cenário ainda está incerto para o presidente e é um dos focos da campanha agora é estruturar um bom palanque no estado, ainda mais após o acerto de Lula com Alexandre Kalil.

Valdemar também avaliou aos empresários que não aposta em grandes reformas ainda neste ano, mas que em um eventual novo governo Bolsonaro elas serão encaminhadas. Mencionou especificamente as reformas tributária e administrativa. Também apontou a possibilidade de que a pelo menos parte da Petrobras seja privatizada.

Redação com CNN-Brasil / Foto: Reprodução Redes Sociais