18/05/2022

Prefeitura de Campina Grande faz parceria com Unifacisa para requalificação do Cine Capitólio Prefeitura de Campina Grande faz parceria com Unifacisa para requalificação do Cine Capitólio





A Prefeitura de Campina Grande avança no processo de requalificação do Cine Capitólio e, nesta terça-feira 17, o prefeito Bruno Cunha Lima oficializou uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário Unifacisa, para a elaboração dos projetos auxiliares da obra de requalificação do Capitólio, cujo projeto principal, elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). 

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Instituição de ensino farão os projetos de estrutura metálica, de iluminação, hidrosanitário e acústico do novo Cine Capitólio. Segundo o secretário executivo e arquiteto da Seplan, Tulio Duda Paz, o espaço será multicultural. 

O prefeito Bruno Cunha Lima destacou que a integração entre o poder público e as instituições de ensino são essenciais para o desenvolvimento das cidades, principalmente para Campina Grande, que ostenta os títulos de ’Cidade Inteligente’ e ’Cidade Criativa’. 

“A Unifacisa é um ecossistema que contribui para o avanço educacional, avanço médico e de tantas outras áreas da nossa cidade. Então, nada melhor do que formalizar essa parceria com a participação do centro universitário nos projetos de engenharia e arquitetura, para recuperação de um espaço tão simbólico, que representa tanto o desenvolvimento histórico de Campina Grande, como é o Cine Capitólio”, disse Bruno. 

Estarão participando da elaboração dos projetos auxiliares para a requalificação do Cine Capitólio, 15 alunos da Unifacisa, sendo 13 estudantes do curso de Engenharia Civil e outros dois alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. Os alunos de engenharia estarão envolvidos nos projetos estruturais, elétricos, sanitários, enquanto os de arquitetura irão trabalhar nos projetos de iluminação e acústica do Capitólio. Esses últimos, também serão discutidos nas disciplinas do curso que levam o mesmo nome (acústica e iluminação). 

O que estamos vendo hoje é mais uma manifestação da parceria que já existe com a Prefeitura de Campina Grande, que vem acontecendo em todos os âmbitos, na saúde, na educação, no esporte, na cultura. E a Unifacisa está sempre presente em favor do desenvolvimento da nossa cidade, do nosso estado e do nosso povo. O Cine Capitólio tem um significado histórico e a população já clamava pela volta desse equipamento cultural. Então, hoje é um dia de muita alegria para nós, pois é a confirmação de que nós estamos perseguindo o caminho correto”, afirmou o chanceler da Unifacisa, Dalton Gadelha.

O secretário de Planejamento de Campina Grande, Felix Araújo Neto, destacou que a requalificação do Cine Capitólio é uma grande vitória para Campina Grande, que contará com um espaço, no coração da cidade, para valorização da cultura, da identidade e ainda contribuirá com a educação dos cidadãos de todas as idades. ’É um projeto pensado para o povo. Estamos muito felizes com essa parceria com a Unifacisa, para avançar na execução da obra’, ressaltou Felix.

Participaram ainda da reunião para a assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Unifacisa, a reitora da Instituição, Gisele Gadelha; o secretário de Educação, Raimundo Asfora Neto; o secretário de Agricultura, Renato Gadelha; o secretário de Finanças, Gustavo Braga; o procurador geral do município, Aécio Melo; o coordenador municipal de Comunicação, Marcos Alfredo; Silvia Maia (arquiteta/Seplan); Erik Brito (historiador/Seplan); entre outros colaboradores do município. Da parte da Unifacisa, estiveram presentes também Fabrício Furtado, coordenador do curso de Engenharia Civil; e Jean Fechine, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Redação com assessoria