18/05/2022

Ministro Vital do Rêgo,do TCU, deve apresentar voto contra a privatização da Eletrobras Ministro Vital do Rêgo,do TCU, deve apresentar voto contra a privatização da Eletrobras





O ministro Vital do Rêgo Filho,do Tribunal de Contas da União (TCU) irá devolver o processo de privatização da Eletrobras ao plenário da Côrte de contas nesta quarta-feira (18). A jornalista Ana Flor, da GloboNews apurou que Vital será contrário a privatização e alegará que a estatal esta sendo “saqueada” e “entregue pela metade do preço".

O governo aguarda o aval definitivo do TCU sobre a privatização da Eletrobras desde o mês de abril. Em fevereiro, a corte aprovou a primeira fase do processo de privatização que consistia na análise do chamado "bônus de outorga".

Agora, os ministros votarão a segunda e ultima fase em que o tribunal avalia o modelo de venda proposto pela União, incluindo faixa de valor das ações a serem ofertadas na bolsa de valores. Esta etapa estava prevista para o dia 20 de abril, mas foi suspensa por 20 dias devido à concessão de vista coletiva (mais tempo para análise do processo pelos ministros).

Em seu voto, Vital deverá apontar que existem, pelo menos, seis erros e irregularidades importantes no processo de privatização da estatal. No entanto, apesar do voto contrário do ministro, a expectativa é que a privatização da Eletrobras seja aprovada no plenário. O governo pretende concluir o processo no fim de junho ou em julho.

Redação com Ana Flor / Foto: Divulgação assessoria