17/05/2022

ELEIÇÕES 2.022: Em reunião nesta terça-feira, PSDB tentará convencer Doria a desistir da candidatura ELEIÇÕES 2.022: Em reunião nesta terça-feira, PSDB tentará convencer Doria a desistir da candidatura





Está marcada para esta terça-feira (17) uma reunião em que o presidente do PSDB, Bruno Araújo, tentará convencer o partido a desistir da pré-candidatura de João Doria e apoiar a pré-candidata do MDB, Simone Tebet.

Os dois são os únicos nomes da terceira via que ainda restam na disputa. Nesta segunda-feira (16), Tebet disse que respeitará a decisão do grupo para apontar o indicado que concorrerá ao Palácio do Planalto.

“Eu estou pronta para subir no palanque dessa frente democrática independentemente de estar na cabeça de chapa ou de vice. Vou estar lá carregando bandeira, entregando santinho”, afirmou Tebet.

Em abril, os partidos da terceira via haviam combinado em definir uma candidatura comum para essas eleições. O plano não deu certo e o União Brasil deixou o grupo. Para chegar ao nome do candidato, MDB, Cidadania e PSDB encomendaram então uma pesquisa com 2 mil entrevista em 23 estados para definir quem vai encabeçar a chapa e quem ocupará a vice dessa candidatura única. O resultado será anunciado na próxima quarta-feira (18).

Como a rejeição à Doria é alta, a aposta é de que Tebet seja a escolhida. O tucano sabe disso e se antecipou ao resultado divulgando uma carta em que chama de tentativa de “golpe” a realização do levantamento e e a tentativa de barrar seu nome, dizendo que o resultado das prévias se sobrepõem às demais deliberações partidárias.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apoiou o ex governador de São Paulo. Pelas redes sociais, escreveu que o resultado das prévias deve ser respeitado.

O presidente nacional da Cidadania, Roberto Freire, respondeu a FHC, afirmando que durante os diálogos da terceira via as prévias do PSDB sempre foram acatadas e que Doria era do candidato do partido, já o da unidade poderá ser ou não.

Já o deputado federal Aécio Neves, uma das principais lideranças tucanas, defendeu a manutenção da candidatura de Doria, mesmo que isso leve o partido à derrota nas urnas.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Divulgação GOV-SP