14/05/2022

Pesquisa aponta que covid deixa sequelas também no cérebro Pesquisa aponta que covid deixa sequelas também no cérebro





O programa Globo Repórter, da Rede Globo, revelou uma pesquisa inédita feita na Rede Sarah – entre abril de 2021 e janeiro de 2022 – com 614 pacientes que tiveram Covid. O estudo mostrou sequelas desconhecidas da doença, como deficiências na concentração, atenção e fluência verbal, e em todos os participantes foi constatado algum grau de perda de memória. Caso da jornalista Rhayanna Ferreira Araújo, de 31 anos, que lia dez livros por mês e passou a não se lembrar de mais nada ao virar uma página.

A pesquisa registrou ainda aumento nos níveis de ansiedade (46%) e depressão (29%). A média de idade dos pacientes com esses problemas é de 47,6 anos e a maioria é de mulheres. As sequelas afetam tanto quem teve Covid grave, quanto os casos leves. E podem durar mais de um ano. É a chamada “Covid longa”.

Rhayanna sempre teve boa memória. Guardava tudo na cabeça: letras de música, filmes, séries, os livros. Mas, de uma hora para a outra, tudo mudou.

A jornalista começou a se tratar na Rede Sarah. Os programas de reabilitação incluem estimulação neuropsicológica e da capacidade cognitiva.

No início da recuperação, em um teste, Rhayanna não conseguia sequer desenhar um relógio, era como se ela nunca tivesse visto um na vida. Agora, ela já se lembra.

A doença ainda é um mistério.

Redação com Rede Globo / Imagem: reprodução TV