07/05/2022

Lula lança chapa com Alckmin e diz que Dilma tem grandeza Lula lança chapa com Alckmin e diz que Dilma tem grandeza





Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (7) que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não será ministra de seu governo, caso seja eleito. A declaração foi dada durante o evento que oficializou a chapa Lula-Alckmin para concorrer à Presidência da República em 2022.

"Tem muita gente, na perspectiva de criar confusão entre nós dois, que diz: 'você vai levar a Dilma para o ministério?' .Nem eu vou levar, e jamais a Dilma caberia em um ministério. Porque a Dilma tem a grandeza de ter sido a primeira mulher presidente da história deste país. Dilma, você não vai ser ministra, mas vai ser minha companheira de todas as horas como sempre foi", disse Lula.

Em abril, Lula já havia descartado a presença de Dilma em seu governo. "Eu acho que não dá certo chamar um presidente para ser seu ministro, você vai tornar ele uma figura inferior a você na escala de autoridade. A tendência é dar problema", disse em entrevista a uma rádio.

O evento deste sábado começou por volta das 10h30 e reuniu lideranças políticas e apoiadores no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo.

A expectativa era a de que os antigos adversários Lula e Alckmin aparecessem juntos no palco para reforçar a imagem da nova aliança. Alckmin, no entanto, participou apenas de forma virtual, já que foi diagnosticado com Covid-19 na sexta-feira (6).

O ex-governador de São Paulo foi o primeiro a falar. Em discurso apresentado no telão, Alckmin lamentou que a Covid-19 tenha impossibilitado sua presença, mas agradeceu à vacina por ter tido apenas sintomas leves da doença.

Ele criticou o atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição.

Alckmin também brincou com seu apelido de "chuchu" e com o fato de ser adversário histórico de Lula no passado.

Ao longo do evento, também foram exibidos vídeos com a trajetória de Lula em seus dois governos. Também foi mencionado o período em que o ex-presidente ficou preso pelas investigações da Lava-Jato e a anulação de suas condenações.

Rosângela da Silva (Janja), com quem Lula anunciou que vai se casar, apresentou no telão o conhecido jingle "Lula lá", em nova versão cantada por artistas como Pabllo Vittar, Duda Beat, Chico César, Martinho da Vila, Lenine, Maria Rita, Paulo Miklos e Zelia Duncan.

Redação com g-1 / Foto: Reprodução TV