07/05/2022

Embora esteja na Lei, senador critica proposta de auditoria nas eleições feita por Bolsonaro Embora esteja na Lei, senador critica proposta de auditoria nas eleições feita por Bolsonaro





O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no exercício da Presidência da República durante esta sexta-feira (6), criticou em entrevista coletiva a proposta do presidente Jair Bolsonaro de contratar uma empresa privada para fazer auditoria do processo eleitoral brasileiro.

É que na noite da quinta, em transmissão ao vivo por redes sociais, Bolsonaro afirmou que, por meio do PL, partido ao qual é filiado, contratará uma empresa para fazer auditoria nas eleições. "Até adianto para o TSE: essa auditoria não vai ser feita após as eleições. Uma vez contratada, ela já começa a trabalhar. A empresa vai pedir ao TSE, com toda certeza, uma quantidade grande de informações" declarou o presidente.

Para o senador Rodrigo Pacheco, que assumiu a Presidência da República devido a viagens ao exterior de Bolsonaro, do vice Hamilton Mourão e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a responsabilidade pelas eleições é da Justiça Eleitoral e "não cabe" a outra instituição ou a uma empresa privada atuar sobre o processo eleitoral.

Para o presidente do Senado, a desconfiança manifestada por Bolsonaro não tem "justa causa".

Mas a Lei 9.504/97 prevê o que deseja o presidente Jair Bolsonaro.

Redação com g-1 / Foto: Reprodução Redes Sociais