05/05/2022

MARCANDO EM CIMA. Ministro Moraes determina que associação de Campinas explique suposto financiamento de motociata MARCANDO EM CIMA. Ministro Moraes determina que associação de Campinas explique suposto financiamento de motociata





O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que uma associação de Campinas informe e comprove o montante financeiro que supostamente foi arrecadado ou direcionado para a motociata do presidente Jair Bolsonaro realizada no dia 15 de abril.

A ação foi apresentada pelo PDT. Segundo Moraes, no caso, o partido comprovou a venda de ingressos na realização de eventos que servem para promover a reeleição.

“A invisibilidade de doações no financiamento de campanhas prejudica a transparência do sistema eleitoral, afetando a plena aplicabilidade dos princípios de sustentação do sistema democrático de representação popular.

Dessa forma, a divulgação ostensiva dos nomes dos doadores de campanha e dos respectivos destinatários possui a aptidão de viabilizar uma fiscalização mais eficaz da necessária lisura dos processos de escolha dos detentores de mandato político”, disse.

O ministro lembrou ainda que o TSE já regulamentou o financiamento coletivo devidamente amparado na obrigatoriedade de “dar publicidade da relação de doadores e das respectivas quantias doadas”.

Diante desse e de outros fatos, você acredita que teremos uma eleição tranquila esse ano ?

Redação com CNN-Brasil / Foto: Reprodução Redes Sociais