04/05/2022

CAMPINA GRANDE. Vacinação da Influenza será ampliada para pessoas com deficiência e comorbidades CAMPINA GRANDE. Vacinação da Influenza será ampliada para pessoas com deficiência e comorbidades





A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai ampliar a campanha de imunização da Influenza para as pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir desta quarta-feira, 04. Ainda esta semana a vacinação deverá ser estendida para os demais grupos prioritários. 

As pessoas com deficiência permanente ou comorbidades devem apresentar laudo comprobatório da condição de saúde. Além deles, também estão sendo imunizados os profissionais de saúde, os idosos a partir de 60 anos, as gestantes e puérperas e as crianças entre seis meses e menores de cinco anos. 

São consideradas comorbidades doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, diabetes, imunossuprimidos, obesos, transplantados e portadores de trissomias, como a Síndrome de Down.

A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde, no Terminal de Integração e no ginásio Meninão. Para as pessoas com deficiência, haverá pontos de vacinação também em instituições como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), a APAE e o Instituto dos Cegos. Para as gestantes e puérperas há também a maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) pela manhã.

Para os demais grupos prioritários, a cobertura deve iniciar ainda esta semana. Isso inclui os professores das redes pública e privada, os profissionais das forças de segurança, a população privada de liberdade, caminhoneiros, funcionários dos sistemas de transporte público e aeroportuários. 

A vacina da Influenza protege contra os dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e 01 tipo de Influenza B (Victoria). Mesmo as pessoas que já se vacinaram em anos anteriores devem se imunizar para receberem a proteção contra as novas cepas do vírus.

Codecom-PMCG