28/04/2022

Prefeitura de Campina Grande tem acesso ao arquivo histórico do Exército Brasileiro sobre Félix Araújo Prefeitura de Campina Grande tem acesso ao arquivo histórico do Exército Brasileiro sobre Félix Araújo




Em visita ao Rio de Janeiro, secretário de Planejamento abre diálogo para parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico do Município

Dando continuidade ao planejamento de ações comemorativas ao Centenário de Félix Araújo, político paraibano e homem público, assassinado aos 30 anos de idade, no ano de 1953, a Prefeitura de Campina Grande teve acesso a documentos históricos do Exército Brasileiro, dos tempos em que o homenageado era Pracinha. Durante visita ao Rio de Janeiro, o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, esteve no Quartel General - Palácio Duque de Caxias, nesta quarta-feira (27), onde foi recebido pelo General Riyuzo Ikeda e pelo Coronel de Infantaria David da Silva Mezavila.

’Tive a honra de conhecer, no Quartel General, Palácio Duque de Caxias, o arquivo histórico do Exército, atendendo honroso convite do general Ikeda. Conseguimos abrir importante diálogo quanto à possibilidade de parceria entre Campina Grande e o Exército Brasileiro, em especial no que se refere ao acesso a informações do arquivo do Exército e, ainda, quanto a uma futura cooperação com a Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande, assim que criada’, detalhou Felix Neto.

Foi durante a visita que o secretário de Planejamento de Campina Grande, neto de Félix Araújo, foi surpreendido com cópias de documentos e informações sobre seu avô, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos em dezembro deste ano.

’Para muita surpresa tive a imensa alegria de ver de perto os arquivos da Força Expedicionária Brasileira, inclusive, alguns que, ao seu tempo, eram secretos. Recebi cópias de documentos e informações sobre o meu avô, Félix de Souza Araújo, quando pracinha da FEB. Muito feliz e honrado pelo que recebemos. Significativa descoberta que será apresentada durante a programação do Centenário de Félix Araújo’, ressaltou.

Atualmente, os arquivos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) estão à disposição de qualquer cidadão, abertos a todos os pesquisadores, historiadores e interessados. Na visita ao Palácio Duque de Caxias, Felix Neto esteve acompanhado pelo Historiador da Prefeitura de Campina Grande, Erik Brito.

Sobre Félix Araújo

Félix de Souza Araújo nasceu em 22 de dezembro de 1922 e foi vereador, poeta, tribuno, secretário de governo, ensaísta, crítico literário, escriturário, livreiro, radialista, jornalista e conferencista. O político foi assassinado aos 30 anos, em 27 de julho de 1953, quando presidia a comissão que investigava as contas da administração municipal. Ele foi baleado pelas costas por João Madeira, funcionário da Prefeitura e guarda costas do então prefeito de Campina Grande. A Câmara de Vereadores de Campina Grande leva seu nome até hoje, chamada de Casa de Félix Araújo.

Redação com assessoria