13/09/2017

Câmara campinense exige medidas para revitalização do Cine Capitólio Câmara campinense exige medidas para revitalização do Cine Capitólio




A Câmara Municipal de Campina Grande votou, na Sessão Ordinária dessa quarta-feira (13), um total de 40 requerimentos que buscam melhorias e benefícios para população campinense. Entre eles, foi aprovado por unanimidade a proposição do vereador Luciano Breno (PPL) que requer do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) um relatório sobre a situação do antigo Cine Capitólio, especificando quais as condições para revitalização do espaço.

Os parlamentares, durante a discussão sobre a aprovação do requerimento, ressaltaram a preocupação com a estrutura física do prédio que, atualmente, encontra-se totalmente abandonado e deteriorado, sem perspectivas de aplicação de recursos públicos para a sua reestruturação. O abandono da edificação tem gerado polêmica e preocupação.

O local foi desativado desde 1999 e há quatro anos a Defesa Civil do município condenou a estrutura devido aos riscos de desabamento. Um laudo técnico alega que seria necessária a demolição das estruturas que ainda permanecem de pé para evitar acidentes que podem causar até vítimas.

O Cine Capitólio é cadastrado pelo Iphaep desde 1978, sendo tombado como patrimônio histórico no ano 2000, e sua estrutura física pertence ao município de Campina Grande. Em 2015 a prefeitura enviou um projeto de recuperação do bem público para o Iphaep, o mesmo foi indeferido por não atender aos requisitos técnicos de proteção patrimonial e as exigências do Parecer Técnico do órgão estadual.

De acordo com os vereadores, é necessário que se faça algo pelo local para que o espaço possa oferecer novamente lazer e cultura à população, com atividades multiculturais, pedagógicas e de artes visuais, enaltecendo a cultura local e os artistas da terra.


Divisão de Imprensa e Relações Públicas

Câmara Municipal de Campina Grande