23/03/2022

Maior São João do Mundo. Vendedores de fogos têm reunião com o prefeito Bruno Cunha Lima Maior São João do Mundo. Vendedores de fogos têm reunião com o prefeito Bruno Cunha Lima





O prefeito Bruno Cunha Lima manteve reunião, nesta terça-feira 22, com os 14 pequenos comerciantes de fogos de artifício do Parque Linear de Campina Grande. O encontro aconteceu no auditório do Ipsem, no Jardim Tavares. Na pauta, a definição de uma área de vendas do produto que não apresente riscos ou confronte com as limitações de proximidade de locais públicos protegidos por lei.

Acompanhado do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre, e do procurador-geral do Município, Aécio Melo, Bruno estudou com os comerciantes alternativas à área prevista para a instalação da futura Vila dos Fogos no Parque Linear Dinamérica, obra em fase de execução, que enfrenta demandas judiciais.

A pendência judicial decorre do projeto de localização da Vila dos Fogos, em área nas proximidades de uma distribuidora de gás, a qual, pelo critério de antiguidade, poderá desfrutar do direito de preferência. A questão agora, após três embargos contra a construção, será alvo de uma perícia judicial.

De acordo com o prefeito, esse tipo de comércio deve ser implantado em área adequada da cidade, sendo atendidas as necessidades de comerciantes e de consumidores, a exemplo de infraestrutura, segurança e estacionamento. Diante disso, explicou que desde já a prefeitura está fazendo um mapeamento dos terrenos disponíveis.

Garantiu que, no momento, esta é a única pendência existente quanto ao andamento da obra do Parque Linear, pois, nos pontos restantes, as obras seguem em ritmo normal, o que vai representar uma das maiores intervenções urbanísticas de Campina Grande.

O prefeito ainda tranquilizou a categoria de que, em relação aos festejos juninos de 2022, o comércio de fogos na cidade não terá problemas de continuidade, com os barraqueiros desempenhando as suas atividades no tradicional ponto de vendas, também no Dinamérica. Ele, inclusive, se comprometeu em adotar providências para melhorar a área atual, sobretudo em relação ao terreno e à instalação de banheiros nos períodos de maior movimentação comercial.

Da sua parte, o presidente da Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi), Cícero Agra, agradeceu ao prefeito pela realização do encontro, reconhecendo a sensibilidade do gestor em relação às demandas da categoria.

Codecom-PMCG