19/03/2022

Levantamento mostra que mais de 80 países têm gasolina mais cara que no Brasil Levantamento mostra que mais de 80 países têm gasolina mais cara que no Brasil





O preço da gasolina no país está longe de ser o mais alto do mundo.

De acordo com o ranking do litro de gasolina mais valioso do planeta, do site GlobalPetroPrices.com, o Brasil está no 82º lugar mundial, com o preço médio de 1 dolar e 30 centavos,custando menos da metade do que se paga em Hong Kong, primeira colocada ( 2,87 dolares).

No principado de Mônaco custa 2,47 dolares, Holanda e Finlândia com preços de 2,43 dolares vêm na sequência com a gasolina mais salgada na relação divulgada pela Global Price na segunda-feira (14).

Claro que os preços poderiam ser mais baixos no Brasil. Se são 81 países cobrando acima do valor do nosso combustível, um número ainda maior, de 88 nações, têm a gasolina mais em conta.

O destaque com a gasolina a preço de banana fica para dois grandes produtores de petróleo. A Venezuela é quem tem o menor valor (25 centavos de dolar), ou menos de 2% do que se cobra no Brasil.

A Rússia aparecia com o 11º melhor preço em 14 de março, quando cobrava 43 centavos de dolar. O prolongamento da invasão à Ucrânia, no entanto, e as sanções internacionais aos produtos do país devem elevar a inflação para os motoristas.

A advogada Luciana Reis, especialista no setor de óleo, gás, infraestrutura, energia e direito contratual, diz que não é apenas o Brasil que mesmo sendo produtor de petróleo adota preços internacionais.

“Essa lógica também se aplica ao Brasil. Embora sejamos autossuficientes em produção de petróleo e, inclusive, somos exportadores, o país não possui infraestrutura de refinarias para produzir todo o combustível internamente, estando sujeito à volatilidade do preço”, analisa Luciana.

Ela acrescenta ainda que o preço da gasolina na bomba é composto, aproximadamente, por 35% do custo da gasolina, 15% do custo do etanol anidro, 10% de custos e lucro de distribuição e revenda, 40% de tributos federais e estaduais. “Ou seja, também estamos sujeitos à commodity cana-de-açúcar e aos impactos na produção, além de uma pesada carga tributária, o que faz com que a gasolina não seja ainda mais barata por aqui.”

O problema todo é que o brasileiro ganha em real, e ganha pouco, e paga a gasolina em dolar.

Redação com R-7 / Foto: Reprodução Redes Sociais