09/03/2022

Guerra na Ucrânia alimenta incerteza e preocupações para economia mundial Guerra na Ucrânia alimenta incerteza e preocupações para economia mundial





A invasão da Rússia à Ucrânia provocou reações na comunidade internacional, e a principal delas foram as sanções impostas ao governo de Vladimir Putin. Desde o início do conflito, a instabilidade aumentou nas bolsas ao redor do mundo, assim como os preços do gás, do petróleo e de seus derivados, que têm a Rússia como importante exportador, e de alimentos como trigo e milho.

As restrições econômicas à Rússia também afetam as cadeias do comércio global e geram incerteza sobre o futuro dessas transações. O possível isolamento de instituições financeiras russas tende a influenciar os setores da economia mundial em que o país tem forte participação.

No Brasil  a situação deve provocar aumento de preços, tão logo o governo resolva atualizar os valores do petróleo, o que deve se refletir em vários produtos. Gasolina,gás de cozinha e óleo diesel devem ser os derivados com preços mais impactados.

Isso é péssimo para qualquer governo em ano eleitoral.

Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução TV