04/03/2022

BABADO NA POLÍTICA AMERICANA. Congressista namora com viúva de ex-líder do Estado Islâmico BABADO NA POLÍTICA AMERICANA. Congressista namora com viúva de ex-líder do Estado Islâmico





William Shakespeare eternizou o nome com suas obras, entre elas a história de amor proibido entre Romeu e Julieta. Mas o bardo inglês não teria tanta imaginação para criar uma trama tão intrincada e um casal tão diverso como o que está atualmente deixando o mundo da política americana em polvorosa.

O texano Van Taylor surpreendeu a todos após desistir da campanha para a reeleição ao cargo de congressista pelo terceiro distrito de seu estado. “Cerca de um ano atrás, cometi um erro horrível que causou profunda mágoa e dor entre aqueles que mais amo neste mundo. Eu tive um caso, foi errado e foi o maior fracasso da minha vida”, escreveu o político em um comunicado. “Quero me desculpar pela dor que causei com minha indiscrição, principalmente para minha esposa Anne e nossas três filhas”, lamentou.

O caso extraconjugal já deixaria muitos conservadores ruborescidos, mas a identidade da amante do congressista deixou muita gente de boca aberta: Tania Joya, de 38 anos, é a viúva de John Georgelas, um americano que se juntou ao Estado Islâmico em 2013, ascendendo nos quadros da organização terrorista ao se tornar o responsável pelos vídeos em inglês divulgados pelo grupo.


Em entrevista ao jornal The New York Post, Tania disse que não tem vergonha do relacionamento com Taylor porque realmente o amava. "As pessoas podem me chamar de destruidora de lares, mas, você sabe, fala-se isso porque o adultério é algo que acontece na sociedade”, disse. Tania afirmou também que imaginava que eles se casariam e que ela se dedicava ao companheiro desde que iniciaram o romance em outubro de 2020.

No entanto, a mulher acabou descobrindo que o congressista era mulherengo e chegou à conclusão que estava sendo usada por ele, decidindo expor o caso à esposa do político. “Eu avisei Van que eu [contaria a ela]. Eu estava reagindo. Eu estava tipo, ela tem todo o direito de saber com que tipo de homem ela é casada”, disse ela.

Durante seu relacionamento de idas e vindas, Joya - que escapou do Estado Islâmico na Síria e se mudou para Plano, Texas - disse que implorou a Taylor para deixar Anne, mas ele recusou devido a suas filhas, o que acabou irritando Tania. “Se é apenas sobre seus filhos, adivinhe, o divórcio é bastante normal hoje. Não estamos vivendo no século 18”, disse ela. “Mas ele não o faria porque temia sua reputação de conservador republicano. Ele não queria que as pessoas dissessem que seu casamento não era perfeito”, disse ele.

Tania conheceu Taylor por meio de um programa de combate ao extremismo que ela iniciou depois de retornar aos EUA da Síria. A dupla inicialmente se uniu porque ambos estavam “infelizes” e ele a apoiou emocional e financeiramente, disse ela. “Eu precisava de ajuda. Eu precisava de um herói, alguém que eu achava que se importava. Van continuou dizendo que se importava”, disse ele. "Não foi apenas um caso sexual... foi emocionalmente também. Van se aproveitou de mim, mas eu não sabia disso até o final”, confidenciou

Redação com g-1 / Fotos: Reprodução Instagram