16/01/2022

Morre aos 64 anos no Rio de Janeiro a atriz Françoise Forton Morre aos 64 anos no Rio de Janeiro a atriz Françoise Forton





A atriz Françoise Forton, 64 anos,faleceu neste domingo no Rio, na Clínica São Vicente, onde estava internada. Casada com Eduardo Barata e mãe de Guilherme Forton Viotti, a atriz fez mais de 40 novelas, mas estava  sem atuar na TV desde 2019.  Ela lutava contra um câncer. Françoise já tinha tido a doença em 1989, quando participava da novela "Tieta".

Filha de pai francês e mãe brasileira, Françoise Forton nasceu no Rio e morou dos cinco aos 17 anos em Brasília.

Iniciou sua vida artística em 1969, em uma pequena participação na novela "A últimavalsa". Quatro anos depois, foi do elenco de "A grande família". Ela interpretava a namorada do Turco, papel vivido por Luiz Armando Queiroz. 

No cinema fez ainda longas como "Jardim de Alah" (1988), de David Neves, e "Coração de cowboy" (2018), de Gui Pereira.

Nos anos 1970, Françoise emendou uma sólida sequência de trabalhos na TV. Foi a namorada de Tuco (então interpretado por Luiz Armando Queiroz) no seriado "A grande família". Foi ainda a Virgínia de "Cuca Legal" e a Marisa de "O grito". Com "Estúpido cupido", ganhu a sua primeira protagonista em uma novela: a normalista Maria Tereza, que vivia na pequena Albuquerque e sonhava ser Miss Brasil. Foi também a última novela produzida em preto-e-branco.


Em 1983, Françoise assinou com a Band e fez a novela "Sabor de mel" e a série "Casa de Irene". Na volta à Globo, em 1988, esteve em "Bebê a Bordo",  "Meu bem, meu mal", "Sonho meu", "Anjo de mim" e "Por amor".

Além do filho Guilherme e do viúvo, Françoise Forton deixa duas enteadas: Maria Eduarda e Maria Antônia, filhas de Eduardo Barata.

Redação com sistema Globo / Fotos: Reprodução Redes Sociais