07/01/2022

COVID e GRIPE: Hospitais infantis estão lotados em SP COVID e GRIPE: Hospitais infantis estão lotados em SP





Hospitais infantis da cidade de São Paulo registram lotação por conta da alta de casos de Covid e outras doenças respiratórias.

No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, na região da Bela Vista, no Centro da capital, os casos de doenças respiratórias saltaram 44% de novembro para dezembro.

Nos cinco primeiros dias de 2022, já foram feitos 326 atendimentos de crianças com sintomas. Uma média de 65 casos por dia.

Pais de pacientes relatam que a demanda tem provocado filas e longas esperas para atendimento.

“Muita gente, muita gente, tempo de espera de 4, 5 horas”, relata a lojista Jaqueline Albuquerque.

A manicure Karina Martins tenta consulta para a filha, Valentina, que está desde o Natal com dor de garganta.

O índice só é menor do que o contabilizado em março de 2016, quando foram atendidas 2.374 crianças.

A quantidade de crianças que testaram positivo para Covid-19 também cresceu. Na primeira semana de dezembro, foram 5 positivados. Na última, 44 - número quase nove vezes maior.

Ômicron na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, na tarde desta quinta-feira (6), o primeiro caso da variante ômicron do novo coronavírus em Campina Grande.

De acordo com a SES, a paciente é uma jovem de 31 anos, que após apresentar sintomas no último dia 10 de dezembro, fez o teste para covid no Hospital das Clínicas no dia 13, testando positivo para a doença.

Ainda segundo a Secretaria, a jovem, que chegou de uma viagem ao estado de São Paulo, é moradora do município de Campina Grande e possui o registro de duas doses da vacina Pfizer.

Hospitais paraibanos, Upas e PSFs têm registrado um grande número de pessoas buscando fazer testes para saber se estão gripados ou com a covid-19

Redação com g-1 / Foto: Reprodução Tv