06/01/2022

Por causa da pandemia, carnaval de rua é suspenso no Recife e em Olinda Por causa da pandemia, carnaval de rua é suspenso no Recife e em Olinda





O carnaval de rua de 2.022 foi suspenso por tempo indeterminado no Recife. Por causa da disseminação da Covid-19 e, principalmente, da alta nos casos de influenza, a festa, que aconteceria entre 25 de fevereiro e 5 de março, poderá ser realizada em outra data.

Segundo informações repassadas pela prefeitura, nesta quarta (5), para realizar os festejos em outro período, é preciso que a vacinação avance e se chegue a uma situação sanitária que garanta a segurança da população. A liberação de desfiles de grupos carnavalescos segue sem definição.

Ainda de acordo com a prefeitura, o carnaval não ocorrerá no período previsto, mas serão realizadas reuniões para discutir com os setores econômicos e culturais a possibilidade de realizar a festa em 2022.

A prefeitura disse, por nota, que não apresenta aumento de casos de infecção em decorrência do novo coronavírus, mas que o índice de casos diários confirmados para Influenza A H3N2 saltou de oito para 138 casos, entre os dias 13 e 29 de dezembro. Houve picos de até 314 casos em um só dia, como em 27 de dezembro.

Olinda


A prefeitura de Olinda também anunciou nesta quarta-feira (5) o cancelamento do tradicional carnaval municipal em 2.022. A administração justificou a decisão pela situação da pandemia de covid-19 e pelo aumento dos casos no país e na cidade.

O carnaval de Olinda é um dos maiores do país, juntamente com o de Salvador (BA) e do Rio de Janeiro. A folia é tradicional e mobilizava mais de três milhões de pessoas até o início da pandemia em centenas de blocos que apresentam de ritmos tradicionais como o frevo e maracatu ao samba e músicas populares.

Já o governo de Pernambuco reafirmou que só vai se posicionar sobre a realização ou não do carnaval na segunda quinzena do mês.

Em novembro do ano passado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que, em princípio, o que pode valer para janeiro e fevereiro é a definição dos eventos limitados a 7,5 mil pessoas com controle vacinal de 100% do público.

Redação com g1 / Fotos: Reprodução Redes Sociais