03/01/2022

A situação já foi pior, mas o Palácio do Planalto ainda tem mais cargos que a Casa Branca A situação já foi pior, mas o Palácio do Planalto ainda tem mais cargos que a Casa Branca





A Casa Branca, residência e local de trabalho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emprega 560 pessoas na estrutura de cargos da casa mais famosa do planeta. No Brasil, existem 3.246 servidores na Presidência da República. São quase seis vezes mais (exatas 5,7) cargos na sede da presidência brasileira que na presidência norte-americana.

Se entrassem na conta a Vice-Presidência, Agência Brasileira de Inteligência e Advocacia-Geral da União, subordinados ao Planalto, o total de servidores da Presidência no Brasil dispara para 17.627. 

Mas já foi pior: em 2002, a Presidência empregava 3,2 mil servidores. Em 2013, após 10 anos de governo do PT, inchou para 4.567. Agora voltou a 3.200.

O presidente dos EUA mora e trabalha no mesmo local. No Brasil, são dois palácios, Planalto e Alvorada, e uma granja para feriados, a granja do torto.

Toda a estrutura federal do governo norte-americano emprega 1 milhão 870 mil  funcionários, espalhados  por todo o país. No Brasil são 1 milhão e 100 mil.

Redação com Cláudio Humberto-Diário do Poder / Foto: Divulgação PR