29/12/2021

INSS prorroga até julho de 2.022 o prazo para prova de vida de aposentados INSS prorroga até julho de 2.022 o prazo para prova de vida de aposentados





O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) anunciou nesta terça, 28, que prorrogou o prazo para realização de prova de vida de aposentados, que terão mais tempo recebendo o benefício antes do bloqueio. 

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), o segurado ou beneficiário só terá o dinheiro bloqueado em caso de não realização da prova de vida a partir de julho de 2022, ao invés de janeiro do próximo ano, como previsto em portaria anterior. A prova de vida deve ser realizada em qualquer órgão do INSS responsável pelo pagamento do benefício no mês de aniversário do beneficiário titular,ou até na agência bancária onde o benefício é creditado.

Os titulares de benefícios cujo vencimento da última comprovação de vida for até dezembro de 2021 deverão realizá-la de forma escalonada, antes da data de início de bloqueio, de acordo com cronograma divulgado junto com a portaria. Segundo o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios. Por causa da pandemia de Covid-19, a partir de março de 2020 os pagamentos continuaram a ser feitos apesar da não realização de provas de vida.

Redação com R-7 - Foto: Arquivo