26/12/2021

PAZUELLO INTERNADO. Fratura na clavícula e nas costelas é comum em queda de moto PAZUELLO INTERNADO. Fratura na clavícula e nas costelas é comum em queda de moto





A queda de moto sofrida pelo ex-ministro da Saúde e general do Exército Eduardo Pazuello, na noite de Natal, resultou na fratura da clavícula direita e no arco costal. Tais lesões são comuns nesse tipo de acidente, onde o impacto pode variar de acordo com a velocidade em que o motociclista trafega e o modo como cai ao chão. A postura segurando no guidão para dirigir acaba por travar um dos reflexos mais naturais, usar mãos e braços para amortecer a queda. Com isso, a força do tombo para um dos lados não é freada e o impacto no tórax chega com mais intensidade.

De acordo com nota do Exército, Pazuello sofreu lesão do lado direito do corpo, com fratura na clavícula e em arco costal —  as costelas. O médico e professor livre docente, chefe da disciplina de traumatologia.da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP Fernando Baldy dos Reis explica os efeitos desse tipo de queda no corpo:

— Quando você cai e bate o tórax, o peito, as costelas protegem o pulmão e deixa expandir. Normalmente quando a pessoa cai, apoia a mão, o braço para não bater. Mas, às vezes de moto, você tem uma certa velocidade, e pode bater o peito no chão ou de lado bater o ombro. Isso pode quebrar a clavícula e os arcos costais, que são as costelas.

O tempo de recuperação varia, claro, de acordo com o quadro evolutivo do paciente, como resposta à cirurgia e não complicações por outras lesões.

Redação com jornal O Globo - Foto: Agência Brasil