25/12/2021

Brasileiros armados. Número de registros de armas em 2.021 foi o mais alto em 13 anos Brasileiros armados. Número de registros de armas em 2.021 foi o mais alto em 13 anos





O número de novas armas de fogo cadastradas pela Polícia Federal em 2.021 foi o mais alto dos últimos 13 anos.

Jamais o Brasil se armou tanto, e em tão pouco tempo. De janeiro a novembro deste ano, a Polícia Federal registrou quase 189 mil novas armas de fogo. Os dados de dezembro nem estão fechados.

O novo recorde confirma a tendência de alta nesses números desde 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro. Naquele ano, o número de novos registros saltou de 51 mil para 94 mil armas, um crescimento de 84%.

Em 2020, foram mais de 177 mil novas armas. Este ano, mesmo sem o mês de dezembro, o índice já é 6,2% maior do que todo o ano passado.

O Exército também confirmou um número expressivo de novas armas. Cabe aos militares controlar armas compradas por caçadores, atiradores e colecionadores - os chamados CACs - e profissionais das Forças Armadas e de segurança para uso pessoal. Até novembro, foram mais de 260 mil novos registros.

Somados aos dados da PF, são quase 450 mil novas armas em circulação no Brasil só em 2021. Chama a atenção o fato de que mais de 143 mil dessas novas armas pertencem a cidadãos comuns. Os estados com o maior número de armas registradas foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O aumento da circulação de armas, estimulado pelo governo federal, teve outros reflexos: o surgimento de mais lojas de armamento e munição e de clubes de tiro. Até o fim do mês passado, o Exército havia autorizado a abertura de 1.709 lojas e clubes.

Já que os bandidos estão armados, e bem armados, o cidadão trabalhador pelo menos tem o direito de adquirir uma arma para poder fazer a sua defesa em pé de igualdade.

Redação com g-1 / Foto: reprodução Redes Sociais