22/12/2021

AMEAÇA DO VÍRUS. Milhares de infectados pela ômicron fazem Portugal e Alemanha impor mais restrições AMEAÇA DO VÍRUS. Milhares de infectados pela ômicron fazem Portugal e Alemanha impor mais restrições





Temendo o avanço da Ômicron, Portugal e Alemanha anunciaram novas medidas restritivas para as festas de fim de ano nesta terça-feira, fechando boates e limitando o número de pessoas em reuniões.

Em Portugal, além do fechamento de bares e boates, o governo pediu que a população trabalhe de casa por pelo duas semanas a partir de sábado. Na noite de Ano Novo, as reuniões em espaços abertos serão limitadas a 10 pessoas e será exigido um teste negativo para entradas em restaurantes, cassinos e festas em espaços públicos.

A apresentação de um teste negativo também será exigido para ficar em hotéis e haverá restrições na capacidade de pessoas dentros de lojas. A maioria das medidas seriam aplicadas no início de janeiro, mas o governo decidiu antecipá-las por causa da Ômicron.

Já na Alemanha o governo limitou as reuniões e festas de Ano Novo a 10 pessoas e proibiu público em grandes eventos esportivos a partir de 28 de dezembro. Em caso de reuniões privadas com pessoas não vacinadas, esse limite cai para dois convidados, segundo o chanceler Olaf Scholz.

Boates também serão fechadas em todo o país — medida que algumas regiões mais afetadas pela pandemia, como a Baviera, já haviam adotado.

Redação com Agências / Foto: Divulgação EBC