20/12/2021

Resultado da eleição no Chile pode afastar ainda mais as relações com o Brasil Resultado da eleição no Chile pode afastar ainda mais as relações com o Brasil





Confirmando o favoritismo apertado nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno, o deputado Gabriel Boric foi eleito neste domingo, 19, o novo presidente do Chile. 

Boric somou cerca de  56% dos votos, enquanto Kast apareceu com 44% do total. 

Vindo do movimento estudantil, o jovem de 35 anos venceu o ultradireitista José Antonio Kast, de 55, e se tornou a pessoa mais nova a ser escolhida para comandar o país. Com um discurso de fuga dos extremos e a “benção” da ex-presidente Michelle Bachelet, que citou a preservação dos direitos humanos do país, Boric pregou a imagem do seu concorrente à do ditador Augusto Pinochet e deu passos ao centro para conquistar o eleitorado que ainda estava em dúvida dias antes das eleições. 

Sua vitória e a guinada do governo da nação à esquerda pode sinalizar um afastamento ainda maior do Chile em relação ao Brasil.

Durante o último debate presidencial, tanto Boric quanto Kast elogiaram a forma como o presidente Sebastián Piñera lidou com o controle da covid-19 no país. Dois meses após o início da aplicação das vacinas na América Latina, a nação era a que pussuía a população mais vacinada da região, com 20% de pessoas imunizadas. O controle de fronteiras também foi rigoroso e apontado como “correto” no período de debates.

Redação com Rádio Jovem Pan / Foto: Reprodução Redes Sociais