27/08/2017

Câmara aprova projeto de Veneziano que cria ranking de desempenho esportivo entre universidades Câmara aprova projeto de Veneziano que cria ranking de desempenho esportivo entre universidades




A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou,o Projeto de Lei 2483/15 de autoria do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), que dispõe sobre a criação de um ranking para medir o desempenho esportivo das universidades brasileiras. Segundo o autor, o objetivo é estimular o esporte universitário por meio de uma competição entre as instituições de ensino superior do País.

“Diversos estudos ressaltam que a prática esportiva está vinculada à saúde e à longevidade”, ressalta Veneziano. Citando o exemplo dos EUA, o autor destaca a importância das ligas universitárias para a formação de atletas de alto rendimento. A National Collegiate Athletic Association (NCAA) reúne mais de vinte modalidades esportivas em quase mil instituições de ensino superior.

“O notável sucesso dos EUA nas Olimpíadas Universitárias e nos Jogos Olímpicos é decorrente do investimento no esporte educacional”, argumenta o deputado.

Em Campina Grande, a Unifacisa vem investindo alto no esporte. O complexo educacional inaugurou na última sexta feira o mais moderno ginásio de esportes do Nordeste, a Arena Unifacisa, com um jogo amistoso entre a sua equipe de basquete e o Flamengo do Rio de Janeiro.

Pelo projeto de Veneziano, o ranking será definido conjuntamente pelos ministérios do Esporte e da Educação e levará em conta a infraestrutura esportiva e as modalidades oferecidas aos estudantes, bem como a efetiva participação deles.

Tramitação - O projeto tramita em caráter conclusivo e já foi aprovado, também, pela Comissão de Esporte. A proposta segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

Redação com Assessoria de Imprensa