05/12/2021

João Azevêdo lança Agenda 2022 e publicação homenageia o artesanato paraibano João Azevêdo lança Agenda 2022 e publicação homenageia o artesanato paraibano





O governador João Azevêdo lançou, na sexta-feira (3), em solenidade realizada no Museu do Artesanato Paraibano, em João Pessoa, a Agenda 2022. Com o tema "Paraíba - Um Estado do Artesanato", a publicação institucional promoverá ainda mais a divulgação do artesanato paraibano no Brasil e em diversos países, já que terá como principal meio de distribuição as visitas institucionais recebidas pelo Chefe do Executivo estadual. 

Desenvolvida por meio de uma parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), a agenda 2022 homenageia 52 artesãos e artesãs, distribuídos nas mais diversas tipologias, iniciando por fibras (mês de janeiro) e terminando por batik e crochê (mês de dezembro). 

O governador João Azevêdo destacou que o lançamento da Agenda 2022 vem se somar às ações do Governo do Estado na valorização do artesanato paraibano. "Essa tem sido uma rotina de todo ano A União promover a publicação da agenda do ano seguinte. E, a cada ano, tem sido escolhido um tema para ser homenageado. Este ano, são 52 artesãos e artesãs os homenageados na publicação. Isso é mais uma ação que demonstra o nosso interesse na valorização do artesanato na Paraíba. Queremos que o artesanato seja divulgado em todos os meios possíveis, como nesta agenda, que será manuseada por todo mundo", disse, lembrando a importância do artesanato como segmento econômico. 

A presidente de Honra do PAP e primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, afirmou que o lançamento da agenda fortalece o cumprimento pelo Governo do Estado de uma das principais reivindicações dos artesãos, a divulgação. "Nos nossos contatos iniciais, uma das reivindicações dos artesãos e artesãs paraibanos era justamente a divulgação, que tem recebido todos os esforços do Governo do Estado neste sentido, gerando resultados que têm nos deixado muito felizes. E essa agenda, que enaltece o artesanato paraibano e que seja um marco de esperança em 2022, vem se somar a esse compromisso assumido por todos nós para divulgar ainda mais essa cultura", comentou. 

Por sua vez, a presidente da EPC, Naná Garcez ressaltou que, ao chegar à quarta edição, a Agenda consolida um processo de valorização da cultura paraibana. "Nós valorizamos os talentos, a cultura, os saberes paraibanos. E colocamos, no caso da Agenda, em evidência o artesanato, porque ele gera renda, mantém tradições", destacou, lembrando os segmentos culturais já homenageadas pela publicação institucional: a Poesia, em sua primeira edição (2019); as Artes, em 2020; e a Música, neste ano. 

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que, além da divulgação, os 52 artesãos e artesãs homenageados na Agenda 2022 recebem o reconhecimento do Governo do Estado. "Além disso, as pessoas que são homenageadas nesta publicação não estão lá por serem apenas artesãs e artesãos. Elas receberam essa homenagem pela liderança com a qual exercem seu ofício, pela luta diária na preservação desta cultura que nos enche de orgulho, que é o artesanato paraibano. São mestres que preservam o artesanato ensinando, passando o saber de geração em geração", destacou.

A solenidade de lançamento da Agenda 2022 foi prestigiada por diversos segmentos da sociedade paraibana, como artistas, professores e lideranças políticas. 

O evento foi prestigiado ainda pelo secretário de Estado da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; pelo coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), Aristeu Chaves; pelo secretário de Estado da Cultura (Secult), Damião Cavalcanti; pela professora Janete Lins, curadora do Programa do Artesanato Paraibano, entre outros auxiliares do Governo do Estado.

Reconhecimento 

Entre os artesãos que compareceram à solenidade de lançamento da Agenda 2022 o sentimento era o de reconhecimento por tanta dedicação ao artesanato paraibano.

Redação com SECOM-PB