04/12/2021

Governo autoriza processo seletivo para o Censo com 209 mil vagas Governo autoriza processo seletivo para o Censo com 209 mil vagas





O IBGE realizará um novo processo seletivo simplificado para o Censo de 2022. Serão abertas mais de 209 mil vagas temporárias de recenseadores, agentes, coordenadores e supervisores censitários.

O IBGE abriu um processo seletivo no início deste ano, mas cancelou o edital em outubro por causa do adiamento do Censo. Nesta 6ª feira (03), recebeu autorização do Ministério da Economia para realizar uma nova seleção.

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União pela secretária especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia em 2 portarias.

Uma portaria prevê a abertura de 207.020 vagas de recenseadores e agentes censitários. A outra permite a contratação de 2.004 agentes, supervisores e coordenadores censitários. Eis a distribuição das vagas:

recenseador: 183.100;

-agente censitário municipal: 5.500;

-agente censitário supervisor: 18.420;

-agente censitário de administração e informática: 1.781;

-agente censitário de pesquisa por telefone: 180;

-coordenador censitário de área: 31;

-supervisor censitário de pesquisas e codificação: 12.

Segundo o Ministério da Economia, os selecionados terão um contrato de um ano, prorrogável. O edital do processo seletivo simplificado será publicado em até 6 meses.

Em nota, o IBGE afirmou que haverá vagas em todos os municípios do país e que o processo seletivo será organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O processo seletivo que foi cancelado pelo IBGE era organizado pelo Cebraspe. Quem se inscreveu no concurso pode ter a devolução das taxas de inscrição. Os candidatos devem pedir o reembolso no site do IBGE e terão o valor restituído em até 40 dias após a solicitação. O recurso será depositado na conta corrente do candidato.

Redação com Poder 360-Agência Brasil / Foto: Ag. IBGE