03/12/2021

Campina Grande. Vereador pede providências durante audiência pública para discutir regulação de leitos hospitalares Campina Grande. Vereador pede providências durante audiência pública para discutir regulação de leitos hospitalares





O vereador Alexandre do Sindicato (PSD) cobrou providências e uma maior resolutividade quanto à regulação de leitos de pacientes que aguardam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campina Grande para os hospitais Alcides Carneiro (HUAC) e João XXIII. O problema, que tem sido relatado constantemente pela população, foi discutido durante uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (2), às 10h, na Câmara Municipal de Vereadores, Casa de Félix Araújo. A audiência foi resultado da aprovação do requerimento 4462/2021, de autoria do parlamentar. 

Na oportunidade, compareceram os diretores Dr. Mário Oliveira, do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC); Felipe Gadelha, diretor do Hospital João XXIII; além do secretário de saúde de Campina Grande, Dr. Gilney Porto; a gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência da SES, Carolina Lucena; os diretores das Upas, Sherdson Charles e Túlio Luciano. Também estiveram presentes a promotora de saúde Adriana Amorim e representantes de outras unidades hospitalares. 

Durante a audiência, o vereador Alexandre cobrou providências para a dificuldade encontrada para que os pacientes sejam regulados nos dois hospitais. "Conheço pessoas e trago, inclusive, o registro do prontuário de uma delas, que aguardou vários dias em uma Upa, não conseguiu uma regulação e a família preferiu deixá-la em casa, o que é inaceitável", disse. 

Alexandre também elogiou o pronunciamento do secretário de saúde de Campina Grande e representante direto do prefeito Bruno Cunha Lima, que têm feito um brilhante trabalho na saúde municipal. "O secretário bem pontuou e resumiu as informações que precisavam ser expostas. O fato do HU não receber pacientes após as 19h é, de fato, prejudicial. A prefeitura tem feito seu papel de cobrar providências e nos reunimos na audiência para isso", comentou o vereador. 

Ao final da sessão, o parlamentar autor do requerimento agradeceu a presença de todos, reiterando que "a saúde das pessoas é um compromisso que vamos fazer de tudo para garantir", disse.

Texto e foto: Assessoria