01/12/2021

Associação Comercial de Campina Grande completa 95 anos Associação Comercial de Campina Grande completa 95 anos





Criada em 1926, a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande – ACCG, nasceu em meio as desavenças políticas entre os governos estadual e municipal da época. Os comerciantes se uniram contra a cobrança abusiva de impostos e reagiram de forma contundente, não aceitando os desígnios governamentais. O primeiro nome escolhido para o cargo de presidente foi o Demóstenes de Souza Barbosa.

A criação da entidade foi um marco importante para o desenvolvimento da cidade Rainha da Borborema. Ao longo dos anos, os empresários lutaram em prol de condições para manter as empresas.

Hoje, chegando aos 95 anos de fundação, a entidade mantêm o objetivo de cumprir com os anseios da classe empresarial e da sociedade, constituindo-se como principal referência de luta e de serviços para a iniciativa privada. Por isso, ACCG tem utilizado neste ano o slogan 95 Anos de Resiliência.

Comemorações

A ACCG completa 95 anos nesta semana e para vivenciar esse marco histórico para a entidade, a programação acontecerá em dois momentos.

Abrindo as festividades neste dia 1º de dezembro às 9h, a entidade irá reinaugurar a Sala de Reunião que receberá o nome do jornalista Fernando Soares, uma homenagem póstuma ao ex-assessor de comunicação, que faleceu no início deste ano em decorrência de complicações da Covid-19.

No dia 02 de dezembro às 18h será a Solenidade dos 95 anos. O evento acontecerá no 5º andar, espaço reformado para o evento e contará com a presença dos associados, diretores e convidados.

A noite contará com uma mesa-redonda que discutirá os impactos da pandemia e as perspectivas para o próximo ano. A ACCG em meio as adversidades tem sido protagonista de ações que têm ajudado a classe empresarial, por isso as temáticas abordadas mostrarão a resiliência que a instituição e a própria cidade possuem para lhe dar com os problemas.

Integrantes da mesa-redonda

Antônio Andrade Irmão


Empresário nas áreas de educação, esporte e saúde, Andrade é o atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande – ACCG, também é presidente da Sociedade de Garantia de Crédito – GarantiNordeste. Além disso, é Sócio Fundador da Cooperativa de Crédito Sicoob, membro dos Conselhos Comunitários de Segurança, de Mobilidade Urbana e das Cidades.

Bruno Cunha Lima

Prefeito de Campina Grande

Luiz Alberto

Formado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, Luiz Alberto é diretor técnico do Sebrae Paraíba. Especialista em Consultoria Sudene/Cebrae e em Planejamento Governamental, ele participou do Programa Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento ofertado pela Universidade de Valência, Espanha. Também participou do Programa Internacional de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema Sebrae na Universidade Católica de Milão, Itália.

Horácio Forte Bahia Freire

Professor, Economista com MBA em Administração Financeira, detentor de um notório conhecimento no campo da Gestão Empresarial, com mais de 40 anos de mercado, passando por grandes corporações como: Algar, Danone, Grupo São Braz, Pepsico e Souza Cruz.

Transmissão

A Solenidade dos 95 anos da ACCG será transmitida através da TV ACCG no canal do Youtube e através das redes sociais Facebook e Instagram.

Acesse os canais através dos links:

Youtube – https://youtu.be/yQCviJgH0so

Facebook – ACCG | Facebook

Instagram – @accgpb