30/11/2021

Capitais e grandes cidades começam a cancelar festas da virada do ano Capitais e grandes cidades começam a cancelar festas da virada do ano





Cidades brasileiras anunciaram que cancelaram festas, eventos ou shows de réveillon 2022 por conta da pandemia do coronavírus, que continua afetando o Brasil, e com a possibilidade da variante ômicron aumentar a taxa de contaminados e de mortos pela doença. Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Fortaleza, São Luís, João Pessoa e Palmas já confirmaram que não terão festas.

O risco existe porque a Ciência ainda desconhece os verdadeiros riscos da nova variante. A ômicron – também chamada B.1.1529 – foi identificada pela primeira vez na África do Sul, pelo sistema de vigilância das autoridades sanitárias do país. Ela é considerada de preocupação, pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike" (a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).


As festas de Réveillon, que estavam sendo planejadas na orla de João Pessoa, foram canceladas conforme anunciou o prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, nesta segunda-feira (29), durante uma coletiva de imprensa. Apesar disso, a praia vai estar liberada para livre circulação de pessoas e reuniões particulares. Festas em bares e em casas de shows podem acontecer com protocolos de prevenção à Covid-19.

Segundo o prefeito, a preocupação com a nova variante do coronavírus, o Ômicron, e com uma possível nova onda de contaminação foram as razões que levaram ao cancelamento dos eventos.

Rio de Janeiro ainda não decidiu

O governador Cláudio Castro falou nesta segunda-feira (29) sobre as ações em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde para os possíveis casos da variante ômicron, do coronavírus, no estado.

O governador falou sobre a realização de grandes festas no Rio de Janeiro, como o Réveillon de Copacabana, que atrai gente do mundo inteiro, e o carnaval.

“Tenho conversado quase que semanalmente com o prefeito Eduardo Paes, assim como outros prefeitos, mas a ideia é que essa decisão (de manter ou não a festa) seja feita em colegiado, em conjunto. Para essa semana ainda não há necessidade (de mudar nada). As reuniões estão feitas semanalmente e eu vou começar a receber relatórios diários da SES”, disse.

O prefeito Eduardo Paes também se manifestou sobre o assunto. Disse, nesta segunda-feira, que réveillon e carnaval "só vão ser realizados caso haja condições seguras".

Redação com g-1 / Fotos: Reprodução Redes Sociais