29/11/2021

Após acordo com empresas, pilotos e comissários desistem de greve Após acordo com empresas, pilotos e comissários desistem de greve





A greve de aeronautas prevista para levar caos aos aeroportos do Brasil nesta segunda-feira (29),  foi suspensa após votação online encerrada na tarde do último sábado (27),  uma vez que pilotos e comissários aprovaram a proposta de acordo com empresas de aviação regular, apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), para renovação da convenção coletiva de trabalho.

A paralisação aprovada na semana passada previa que, nesta véspera de alta temporada de fim de ano, metade dos aeronautas não voaria. O que levaria caos e aglomeração de passageiros em plena pandemia de covid-19.

O resultado da votação promovida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) foi apertado, com registro de 53,68% de votos favoráveis à proposta, e 45,56% de votos contrários, além de 0,76% de abstenções. No total, 6.956 tripulantes participaram.

Com data-base fixada em 1º de dezembro, a remuneração da categoria é composta de uma parte fixa e outra variável, que depende da escala de trabalho. O SNA irá repassar o resultado ao TST e ao sindicato patronal, para que seja efetivada a proposta que prevê o reajuste imediato de 75% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses na parte fixa e variável do salário.

Os tripulantes pediam a reposição das perdas inflacionárias dos últimos dois anos nas diárias de alimentação nacionais e vale alimentação/teto. Mas conseguiram 100% do INPC dos últimos apenas em relação a 12 meses.

Além disso, a proposta prevê a renovação na íntegra das demais cláusulas sociais sem alterações.

Após o resultado da votação, o presidente do SNA, Ondino Dutra Cavalheiro Neto, fez transmissão ao vivo em que destacou que a categoria mostrou estar pronta e organizada para continuar mobilizada.

Redação com Diário do Poder / Foto: Arquivo