25/11/2021

Vereadores de Campina Grande discutem problemas da saúde, educação e aprovam 117 requerimentos Vereadores de Campina Grande discutem problemas da saúde, educação e aprovam 117 requerimentos





Nesta quarta-feira (24), o vereador Waldeny Santana (DEM), presidiu a 112ª sessão ordinária, secretariado pelo vereador Rubens Nascimento (DEM), da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, com a participação de 18 parlamentares, que debateram mais uma vez a problemática que envolve à saúde, o pagamento do 14º salário da educação e aprovaram Atas e 117 requerimentos.

PEQUENO EXPEDIENTE

O vereador Olímpio Oliveira (PSL), fez o registro do vídeo que recebeu do senador Veneziano Vital do Rêgo, resultado do seu encontro com o ministro da Saúde, no que diz respeito à demanda solicitada em Brasília, a liberação da medicação para pessoas com a AME - Atrofia Muscular Espinhal, uma doença genética que afeta as células nervosas da medula espinhal que controlam os músculos, bem como outras células presentes em todo o corpo. É a maior causa genética de mortalidade infantil, com incidência aproximada de 1 em cada 10 mil nascidos vivos.

A solicitação da Câmara foi entregue pelo senador ao ministro da Saúde, que disse que a liberação da medicação para a AME 1,2 e 3, é agenda do Governo Federal. O vereador convocou a CASA para fazer uma pressão do bem, já que a decisão é do ministro da Saúde.

Ele lembrou ainda a Lei Complementar de 26 de maio de 2020, que garante a data base para as professoras e professores aposentados.

O vereador Rubens Nascimento (DEM) parabenizou o vereador Olímpio pela articulação com o senador Veneziano e que chegou ao ministro da Saúde. E falou a respeito do Projeto de Lei para política de assistência social.

O vereador Waldeny Santana (DEM), mais uma vez, fez uma prestação de contas do seu mandato nas ruas da cidade. Que pela manhã esteve na Diocese de Campina Grande, para tratar de uma sessão especial “Campina contra o Aborto”. Ele lembrou que a defesa da vida é uma de suas pautas, além do emprego e renda, da manutenção das feiras livres e equipamentos públicos.

O vereador Janduy Ferreira (PSD), parabenizou o trabalho da Frente Parlamentar de Doenças Raras e Autismo, e que esta é uma luta antiga desta CASA.

Ele agradeceu os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no bairro de Rosa Cruz e na segunda etapa do Canal de Bodocongó. E como presidente da Comissão de Obras da Câmara, tem acompanhado de perto as atividades.

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) – Falou do encerramento das audiências públicas para os debates da LOA e do PPA, e lembrou o prazo para a entrega das emendas, que foi iniciado na terça, dia 23 e termina no dia 3 de dezembro.

GRANDE EXPEDIENTE

Alexandre Pereira (PSD) – Fez um relatório de uma ação realizada no bairro do Centenário, com a realização de cortes de cabelo, atividades do Novembro Azul, com o pessoal da FAP, que recebeu o apoio do PROCON, da equipe da Secretaria de Saúde, e a visita da vereadora licenciada, Eva Gouveia e do prefeito em exercício Lucas Ribeiro.

De acordo com o vereador, os trabalhos foram realizados das 7h30 ao meio dia. Na oportunidade foram ministradas palestras e ele distribuiu com recursos próprios, 150 kits para a saúde bucal. Ele agradeceu a parceria da Clínica Dr. Na Hora e da Escola Paulista de Enfermagem.

Alexandre lembrou ainda que a comissão criada para estudar a Reforma Administrativa da Casa, se reuniu no último dia 16 de setembro, e que se faz necessário novos encontros.

O vereador Pimentel Filho (PSD) parabenizou Alexandre por trazer temas importantes para o debate na Câmara. Falou da Lei de sua autoria que instituiu o Prêmio de Excelência para as Escolas Municipais, as vencedoras recebem o incentivo do 14º salário. A escola tem que atingir ou superar o índice do IDEB para ser beneficiada. Ele também falou a respeito da manutenção das praças e escolas.

O vereador Márcio Melo (PSD) – Disse que a situação da saúde é difícil, que 90% dos atendimentos no ISEA – Instituto de Saúde Elpídio de Almeida são de mulheres de outras cidades, e que a maternidade necessita da contrapartida do Estado.

LEITURA DE REQUERIMENTOS

O secretário Rubens Nascimento fez a leitura dos requerimentos de Votos de Pesar. Em seguida os votos de aplausos. Ao final da sessão foram aprovados um total de 117 requerimentos.

O vereador Waldeny Santana (DEM) encerrou as atividades convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quinta-feira (25), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30min.

Assista a reprise das sessões na TV Web CâmaraCG (www.camaracg.pb.gov.br). Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG