21/11/2021

Em meio a polêmicas, 3 milhões de alunos fazem Enem neste domingo Em meio a polêmicas, 3 milhões de alunos fazem Enem neste domingo





O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (21) com as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

Para saber o local de aplicação do exame, o estudante deve consultar o cartão de confirmação de inscrição disponível na página oficial do Enem. Os portões serão abertos às 12h (de Brasília) e fechados às 13h. A prova irá começar às 13h30 e terminar às 19h.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) justificou a iniciativa de estudar a possibilidade de terceirizar a formulação de perguntas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a "calibragem" dos níveis de dificuldade da prova. Segundo o órgão, o sistema atual está "obsoleto" e o estoque de questões usadas em provas está abaixo do ideal.

O documento que expõe a iniciativa foi revelado pelo jornal O Globo e obtido pelo portal G1 e está disponível apenas para servidores da autarquia. O arquivo é assinado pelo chefe da Diretoria de Avaliações da Educação Básica (Daeb), Anderson Soares Furtado de Oliveira. Ele pede que, até 31 de agosto, sejam apresentados "os prós e contras" de dois cenários:

1 - manter o atual: o próprio Inep formula, por meio da rede de colaboradores, as questões que formam o Banco Nacional de Itens (uma espécie de arquivo com perguntas pré-testadas que podem ser usadas em avaliações como o Enem e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb);

2 - terceirizar a demanda: uma empresa seria contratada para elaborar e revisar os itens, além de equilibrar os níveis de dificuldade das provas.

Redação com g-1 / Foto: Reprodução ME