19/11/2021

Casal foge nos EUA após roubar milhões de auxílio para empresas na pandemia Casal foge nos EUA após roubar milhões de auxílio para empresas na pandemia





Richard Ayvazyan e sua esposa, Marietta Terabelian, estavam enfrentando prisão domiciliar por seu papel em um maciço esquema de fraude envolvendo um auxílio dado para empresas dos EUA durante a pandemia de Covid-19. O casal cortou suas pulseiras de rastreamento eletrônico e fugiu de sua casa na Califórnia, abandonando seus três filhos adolescentes.

Eles deixaram um bilhete datilografado para as crianças de 13, 15 e 16 anos.

“Estaremos juntos novamente um dia”, dizia, de acordo com o advogado de Ayvazyan. “Este não é um adeus, mas uma breve pausa entre nós.”

Isso aconteceu no final de agosto. Quase três meses depois – e cinco meses depois de suas condenações em junho – o casal ainda não foi encontrado. O FBI está procurando por eles.

Isso não impediu um juiz esta semana de sentenciar Ayvazyan, 43, e Terabelian, 37, à revelia a 17 e seis anos de prisão, respectivamente. Os promotores disseram que o casal e outros realizaram um esquema para roubar mais de US$ 20 milhões em fundos de ajuda destinados a pequenas empresas americanas durante a pandemia.

“Os réus usaram a crise da Covid-19 para roubar milhões de dólares em ajuda governamental muito necessária destinada a pessoas e empresas que sofrem os efeitos econômicos da pior pandemia em um século”, disse o procurador dos EUA, Tracy L. Wilkison.

Dinheiro roubado alimentou estilo de vida luxuoso

O casal e o irmão de Ayvazyan, Artur Ayvazyan, 41, foram considerados culpados de conspirar para cometer fraude bancária, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro em um julgamento feito em junho. Richard Ayvazyan e seu irmão também foram condenados por roubo de identidade com agravante.

De acordo com documentos judiciais e evidências apresentadas no julgamento, eles usaram identidades falsas ou roubadas – incluindo nomes de pessoas mortas e estudantes de intercâmbio que visitaram os Estados Unidos há alguns anos – para enviar solicitações fraudulentas de aproximadamente 150 empréstimos federais de auxílio durante a pandemia para empresas fantasmas no Vale de São Fernando.

O casal – junto com o irmão de Ayvazyan e cinco outros conspiradores – usou o dinheiro para comprar mansões em três cidades do sul da Califórnia – Tarzana, Glendale e Palm Desert – junto com moedas de ouro, diamantes, móveis, relógios de luxo e uma moto Harley-Davidson, disseram os promotores.

Quando foram condenados, tiveram confiscadas as três casas e os itens de luxo, junto com contas bancárias e aproximadamente $ 450.000 em dinheiro.

“Quando nosso país estava no auge da vulnerabilidade, esses indivíduos pensaram apenas em encher seus próprios bolsos”, disse Ryan L. Korner, um agente especial do Escritório de Investigação Criminal do IRS, o serviço de receita do governo federal americano.

Não está claro se Richard Ayvazyan planejou o esquema, mas das oito pessoas condenadas até agora, ele foi condenado com a pena mais longa – 17 anos. Ninguém mais foi condenado a mais de seis anos. Seu irmão, Artur Ayvazyan, pegou cinco anos.

Na sentença de segunda-feira, o juiz distrital dos Estados Unidos, Stephen V. Wilson, chamou Richard Ayvazyan de “um fraudador endêmico e de coração frio, sem consideração pela lei” e alguém que “vê a fraude como uma conquista”.

Os três filhos do casal estavam no tribunal para testemunhar a condenação de seus pais e tio.

No nosso Brasil, tem-se conhecimento de alguém que esteja preso, ou que tenha sido condenado,por ter desviado dinheiro de combate à pandemia?

Redação com CNN/Brasil - Fotos: Divulgação FBI