17/11/2021

Voo da LATAM é interrompido após avião bater em pássaro Voo da LATAM é interrompido após avião bater em pássaro





"Latam 3090, é... vibração forte no motor uno, estamos mantendo a proa e subindo para manter a posição do momento, [vamos] manter a altitude".

Foi desta forma que um dos pilotos a bordo de um A321 da Latam informou o problema identificado no motor do lado esquerdo da aeronave. 

O jato matrícula PT-XPC experimentou uma colisão com um pássaro no início da noite desta terça-feira (16) quando decolou de Porto Alegre em direção a Brasília. 

O momento do incidente foi registrado em vídeo pelo canal "Câmera Aeroporto Salgado Filho", por meio da câmera que capta as operações na pista do terminal da capital gaúcha. Você pode assistir a ocorrência ao final desta reportagem no instante em que o marcador do horário no vídeo registra  19 horas, 12 minutos e 03 segundos. Na filmagem, é possível ver as chamas saindo do motor no momento de ingestão da ave.

Na marcação de 19 horas, 13 minutos e 34 segundo - 1 minuto e 20 segundos depois do choque com o pássaro -é possível ouvir o piloto reportar "pan pan", um código que indica urgência a bordo sem representar risco à segurança do voo. Foi neste instante em que o piloto informou sobre a pane em um dos motores. VEJA O VÍDEO:


A aeronave ainda permaneceu por 42 minutos no ar antes de pousar em segurança.

O rastreamento do LA 3090 captado pelo FlightRadar24 e publicado pelo Aeroin mostra que o avião deu voltas sobre a região até o retorno à pista do Salgado Filho. 

As colisões de aeronaves com pássaros (bird strike) é um dos incidentes mais comuns na rotina do setor aeronáutico, embora pilotos e especialistas de segurança de aeroportos façam tudo para evitá-las. 

Embora os jatos bimotores consigam voar em segurança com  apenas um motor em funcionamento, esse tipo de incidente causa danos à fauna e prejuízo financeiro às companhias, como uma longa manutenção da aeronave e atrasos de voos.

Redação com R-7 / FlightRadar / Aeroporto Salgado Filho