18/10/2021

Lesão renal causada pela Covid-19 pode deixar sequelas Lesão renal causada pela Covid-19 pode deixar sequelas





A lesão renal pode ser uma das consequências da Covid-19 e acomete cerca de 36% dos pacientes hospitalizados com sintomas graves da doença, segundo um estudo conduzido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Escola Paulista de Medicina.

As complicações no funcionamento do rim podem persistir mesmo após a alta, na chamada Covid de longa duração, e deixar sequelas, de acordo com o nefrologista Henrique Carrascossi, especialista pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia).

“O paciente pode ficar com uma lesão renal importante, mas não no nível de uma necessidade de hemodiálise, uma terapia ou um transplante renal. Se a pessoa ficar, por exemplo, com o rim funcionando de 20% a 30% [da capacidade], é uma alteração importante e vai acabar trazendo problemas a longo prazo. Tenho pacientes que ficaram crônicos dependentes renais [pós-Covid]”, explica o médico.

O especialista destaca que quando o paciente precisa ser submetido à hemodiálise por mais de seis meses, dificilmente a função renal será recuperada. “Os pacientes com menos de 10 a 15% de função dos rins acabam ficando dependentes de uma terapia substitutiva, como a hemodiálise ou a hemodiálise peritoneal e o transplante. São os pacientes em um estágio mais avançado da lesão renal”, afirma.

Como a Covid-19 afeta os rins?

Carrascossi ressalta que os rins são os órgãos mais afetados pela Covid-19 depois do pulmão, e que estudos preliminares trabalham com ao menos duas teorias sobre o impacto do SARS-CoV-2 na função renal.

A primeira é que ocorre uma lesão direta do vírus nas células renais, nos glomérulos ou nos túbulos renais. A outra teoria é sobre como a infecção causada pela Covid-19 abala o sistema renina angiotensina aldosterona, do qual rim é dependente.

Segundo o nefrologista, o grupo de maior risco para desenvolver lesões renais é composto por diabéticos e hipertensos, que também são considerados mais suscetíveis a casos graves de Covid-19.

Apesar da lesão ser mais comum em pessoas que apresentaram quadros mais agressivos da Covid, o médico destaca que pacientes que tiveram sintomas leves e moderados também podem sofrer com os danos renais.

Redação com R-7 - Ilustração Twitter Unifesp