16/10/2021

Brasileiro que participou da invasão do Capitólio é condenado nos Estados Unidos Brasileiro que participou da invasão do Capitólio é condenado nos Estados Unidos





Um brasileiro que participou da invasão do Congresso americano, em janeiro deste ano em Washington, foi condenado pela Justiça na última quarta-feira. Eliel Rosa, de 53 anos, foi flagrado dentro da sede do Legislativo americano quando o prédio foi invadido por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

Rosa recebeu pena de um ano em liberdade condicional, multa de 500 dólares e 100 horas de serviço comunitário. Ele chegou a ser preso em 13 de janeiro deste ano, uma semana após a invasão. Na ocasião, declarou-se inocente de todas as acusações. No entanto, em 29 de julho, firmou um acordo de confissão, segundo informações do Departamento de Justiça do Distrito de Columbia.

O brasileiro respondeu na Justiça por obstrução de processo, por entrar e permancer em local restrito, conduta desordeira e perturbadora em local restrito e por participar, ajudar, encorajar o protesto e os piquetes no Capitólio.

Eliel é morador de Midland, no Texas, e vive nos Estados Unidos desde 2016. Ele foi para Washington acompanhado de uma amiga de nome Jenny Cudd, que também se declarou culpada, mas ainda não teve a sentença divulgada.

Redação com Agências internacionais/Foto: Reprodução Tv