13/10/2021

RIO DE JANEIRO. Justiça Militar começa a julgar acusados pelas mortes de músico e catador de latinhas RIO DE JANEIRO. Justiça Militar começa a julgar acusados pelas mortes de músico e catador de latinhas





A Justiça Militar julga, nesta quarta-feira (13), os 12 militares do Exército acusados pela morte do músico Evaldo dos Santos Rosa e do catador de latinhas Luciano Macedo ocorrido em 8 de abril de 2019.

Depois de dois anos e meio e quatro adiamentos, o julgamento está marcado para acontecer a partir das 9h.

A Justiça vai analisar o que houve em abril de 2019 quando os militares efetuaram 257 tiros de fuzil contra o veículo de Evaldo que seguia para um chá de bebê com a família. O veículo foi atingido por 62 disparos de fuzil e pistola naquela tarde de domingo.

Além dos homicídios, os militares são acusados ainda de duas tentativas de homicídio contra os parentes de Evaldo que estavam no veículo e por se omitirem a socorrer os feridos na ocasião.

A defesa dos militares alega que uma das vítimas, o catador de latinhas Luciano Macedo, era criminoso e os soldados agiram em legítima defesa reagindo a uma tentativa de assalto. 

Viúva de Evaldo, Luciana dos Santos Nogueira nega essa versão. "Luciano foi tão vítima quanto o meu marido. Isso não é verdade, e eles sabem", afirmou.

Luciano, que estava próximo ao local onde o carro do músico foi fuzilado, também foi atingido quando tentava socorrer Evaldo. O homem morreu dias depois, no hospital.

Redação com G-1