10/10/2021

TESTES. Rio de Janeiro terá oito eventos-teste durante o feriado, entre eles festa para 4 mil pessoas TESTES. Rio de Janeiro terá oito eventos-teste durante o feriado, entre eles festa para 4 mil pessoas





A cidade do Rio de Janeiro já tem 26 eventos-teste liberados pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa) até novembro. Somente neste feriadão, serão realizados oito eventos, entre eles, cinco festas, um festival de rock, um casamento no Copacabana Palace e um jogo do Fluminense.

Na noite deste sábado (09), em uma festa para quatro mil pessoas, na Zona Oeste, o uso de máscaras não foi obrigatório. O local do evento é uma área aberta, de 150 mil metros quadrados, onde acontece o Rock in Rio. Já durante a tarde, começou o Festival de Rock, para 2.500 frequentadores, na região central, com máscara obrigatória.

Em todas as festas autorizadas, o público precisa comprovar a vacinação contra a Covid-19 e o teste RT-PCR com resultado negativo para doença.

De acordo com a prefeitura, os nove primeiros eventos impediram a participação de 151 pessoas infectadas com o vírus, que não puderam ingressar nos estádios e festas. Entre esses eventos estavam jogos de futebol, uma festa para 800 pessoas no Alto da Boa Vista e dois aniversários sem o uso de máscara no Copacabana Palace.

No boletim epidemiológico da sexta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o monitoramento feito, por 15 dias, do público presente nas três primeiras partidas de futebol. Dos torcedores que foram ao estádio, 10 testaram positivo após o jogo. Nenhum deles evoluiu para um caso grave da doença.

No primeiro, Flamengo versus Grêmio pela Copa do Brasil, houve 10 casos suspeitos, com um confirmado. Já entre Vasco e Cruzeiro, em São Januário, não houve casos suspeitos. E, por último, entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores, no Maracanã, foram registrados 25 casos suspeitos e nove confirmações de infecções.

A expectativa da prefeitura é de que, quando 65% da população carioca estiverem com o esquema vacinal completo, o uso do protetor facial seja opcional em locais abertos em toda a cidade. O município espera que a taxa seja atingida na próxima sexta-feira (15). No momento, 58% da população total estão com o esquema vacinal completo.

O Comitê Científico do Estado do Rio, no entanto, recomendou em reunião na sexta-feira (08) a manutenção do uso de máscaras e o distanciamento social.

A CNN apurou que o argumento para a decisão é baseado nos dados epidemiológicos e segue até que o nível do risco seja reduzido. O território fluminense permanece em bandeira laranja, ou seja, risco moderado.

Segundo membros do conselho para medidas sanitárias, a recomendação ainda deve passar pelo crivo do governador Cláudio Castro (PSC), e pode ser publicado em Diário Oficial até a próxima quarta-feira (13). No entanto, cada município que possui o plano de enfretamento à doença tem autonomia para optar em seguir ou não as orientações.

Dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) mostram que o setor pretende alcançar o patamar pré-pandemia no país até 2022 . Ainda de acordo com a Associação, o setor de eventos representa 4,32% do PIB nacional e arrecada R$48 bilhões em impostos. Somente nos três primeiros meses da pandemia, as perdas estimadas chegaram em 11,1 bilhões.

Confira todos os eventos autorizados no Rio:

Jogos do Flamengo: 15, 19 e 22/09

Jogos do Vasco: 19 e 27/09

Jogos do Botafogo: 26/09 e 01/10

Jogos do Fluminense: 06 e 09/10

Festas e casamento no Copacabana Palace: 01, 02 e 11/10

Festas no Alto da Boa Vista: 02, 11, 22, 23, 29 e 30/10

Festa no Parque dos Atletas: 09/10

Festival de Rock no Centro: 09, 10, 11, 16, 17, 23, 24, 30 e 31/10

Festas na Marina da Glória: 11 e 23/10

Festa no Itanhangá: 08/10

Festas no Jockey Club: 09 e 10/10

Casamento no Jardim Botânico: 05/11

Redação com CNN Brasil