09/10/2021

Armas que pertenceram ao gângster Al Capone vão a leilão nos Estados Unidos Armas que pertenceram ao gângster Al Capone vão a leilão nos Estados Unidos





Várias armas e outros objetos que pertenceram a Al Capone, um dos mafiosos mais famosos da história americana, foram leiloados por seus herdeiros nesta sexta-feira (8), na Califórnia (EUA).

A pistola automática calibre .45 favorita do mafioso está na lista dos itens que foram leiloados, que inclui fotos antigas, uma carta para o filho escrita da prisão de Alcatraz e a cama que ele dividia com a esposa em sua luxuosa mansão na Flórida.

Os 174 objetos que foram à venda compõem a coleção intitulada “Um Século de Notoriedade: O Legado de Al Capone”. Os leiloeiros afirmam que “certamente será um dos maiores leilões de celebridades de todos os tempos”.

Capone foi uma das figuras mais temidas do crime organizado na era da proibição, quando foi imposta a Lei Seca, que punia a produção e comercialização de bebida álcoolica nos Estados Unidos.

Ele era o chefe da Chicago Outfit, uma gangue da década de 1920 que derrotava seus rivais no contrabando e no crime organizado fazendo uso de métodos brutais. O auge da violência da organização foi o chamado massacre do Dia dos Namorados, em 1929, quando sete membros de uma gangue rival foram executados.

Capone nunca foi condenado por seus atos violentos, mas foi preso por sonegação de impostos e acabou em Alcatraz, uma ilha-prisão perto de São Francisco.

Os leiloeiros estimavam que na arrematação, que seria realizada em Sacramento, o valor da Colt .45 automática poderia chegar a US$ 150 mil, enquanto outra pistola de propriedade do gângster poderia ser vendida por US$ 60 mil.

O lote, que também inclui um relógio de bolso Patek Philippe de platina e diamante, pertence a uma coleção passada ao filho único de Al e Mae Capone, Sonny. Atualmente é propriedade de Diane e Barbara Capone, as netas do gângster.

Hoje com 77 anos, Diane Capone, uma das quatro netas do mafioso, disse que a decisão de vender os itens se baseou no fato de ela e as irmãs estarem envelhecendo e na ameaça crescente dos incêndios florestais no norte californiano.

Brian Witherell, diretor de consignações da Casa de Leilões Witherell’s, disse que quase mil pessoas de todos os estados norte-americanos e de 11 países se inscreveram na venda.

Diane Capone ainda afirmou esperar que os itens revelem o lado humano do avô, em vez da violência implacável que assolou Chicago nos anos 1920 e o tornou infame.

Redação com R-7